O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) acaba de criar a Academia Baiana de Ciência da Administração (ACADM). A Academia é uma associação de profissionais da área da Administração formada pela atual gestão do CRA-BA, e que tem como objetivo valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento da Administração, além de fomentar a realização de projetos e eventos e promover concursos sobre temas relacionados à aplicação da Administração.
Os membros que vão compor a diretoria da Academia já foram definidos e vão tomar posse no dia 29 de maio, às 19h, no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura no Salvador Shopping.
O quadro social da Academia Baiana de Ciência da Administração será constituído por acadêmicos fundadores e efetivos, totalizando 48 (quarenta e oito) cadeiras.
O Presidente de honra da Academia é o administrador João Eurico Matta, escolhido por aclamação no ato da constituição da entidade. A Comissão de Estruturação da Academia será composta ainda por Roberto Ibrahim Uehbe, Tania Maria da Cunha Dias, Maria da Graça Pitiá Barreto, Maria Isabel Vitória de Carvalho, Jair Nascimento Santos, Adriano Leal Bruni, Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Junior, Arthur Guimarães Sampaio, Benedito Britto, Edilson Souto Freire, Eduardo Fausto Barreto, Eduardo Morais de Castro, Enio Carvalho de Araújo, Fabrício Vasconcellos Soares, Guilherme Marback Neto, Jader Cristino de Souza Silva, José Ronaldo Vianna de Almeida, Luiz Pondé de Oliveira Barreto, Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho, Márcia Pereira Fernandes de Barros, Mario de Melo Kertész, Ramiro Lubián Carbalhal e Margarida Maria Costa Batista.
Entre as finalidades da Academia estão: promover sessões culturais, destinadas a debater problemas de administração, mediante conferências, seminários, exposições e outras formas de divulgação dos princípios teóricos, fundamentos doutrinários e progresso tecnológico da Ciência da Administração e de outras ciências afins; estimular o ensino e a pesquisa na área da administração pública e empresarial; promover o intercâmbio de idéias e informações entre instituições congêneres, universidades e estabelecimentos de ensino superior, do País e do exterior, para maior difusão da Ciência da Administração.
Também estão incluídos nos objetivos da Academia Baiana de Ciência da Administração, prestar assistência aos administradores, profissionais e estudiosos em geral da Ciência da Administração, proporcionando-lhes serviços de biblioteca, documentação especializada e referência bibliográfica; colaborar com os poderes públicos e com as empresas privadas, no estudo e encaminhamento de soluções de problemas atinentes à administração como ciência e como arte; publicar periódicos e boletins informativos, destinados ao exame e debate de problemas administrativos, bem como a divulgação de trabalhos de relevante importância técnica.
Segundo o presidente da Academia Baiana de Ciências da Administração, João Eurico Matta, a criação da Academia contribuirá e incentivará a pesquisa e a produção científica na área da Administração. “Estreitaremos ainda mais a nossa proximidade com as IES, professores e pesquisadores. Nossa intenção é promover, incentivar e estimular o desenvolvimento e o conhecimento da Ciência da Administração, realizar mais capacitações e cursos e publicar revistas e informativos científicos”, informa.
Homenageados - Os acadêmicos efetivos homenageados que ocuparão as Cadeiras possuem notoriedade histórica, obedecendo ao critério de que, além de atuação pública em sua vida profissional, foram administradores ou provisionados em administração, ou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da administração.
Confira os nomes dos 24 Patronos das cadeiras preenchidas da ACADM:
Belmiro Siqueira, Edgard Santos, Miguel Calmon du Pin e Almeida Sobrinho, Lafayette Azevedo Pondé, Geraldo Dannemann Neto, Alberto Guerreiro Ramos, Antônio Lomanto Junior, Oldegar Franco Vieira, João Ubaldo Ribeiro, Diogo Lordello de Mello, Yvan Maia Fachinetti, José Osório Reis, Jorge dos Santos Pereira, José Carlos Dantas Meirelles, Rômulo Galvão de Carvalho, Luiz Sande de Oliveira, Hilton José Marques Rodrigues, Adelmar Cardoso Linhares, Raul Edson Barreto de Almeida, Manuel Pinto de Aguiar, Vera Lucia Oliveira de Queiroz, José Rodrigues de Senna, José de Ribamar Feitosa e Irmã Dulce.
Os patronos a serem escolhidos futuramente para apadrinharem as Cadeiras vagas que integram a Academia de Ciência da Administração da Bahia, deverão necessariamente ter tido a formação de Administração e sido vultos representativos do mundo administrativo, principalmente o acadêmico, na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário