No mês de maio de 2018, o Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO comemora, com os amigos chorões e público, 07 anos de existência. Sete anos recebendo diversos grupos da Capital e Interior do Estado da Bahia. Sete anos de perseverança e luta para a manutenção desse que é um gênero musical genuinamente brasileiro, o Choro.
O SEGUNDAS DO CHORINHO tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, a partir das 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho.
Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Já passaram pelo Projeto grupos como Os Ingênuos, Mandaia, Gente do Choro, Patuscada, Dose Sonora, DuoBem, etc., tendo nomes como Elisa Goritzki, Maestro Fred Dantas, Júlio Caldas, Armandinho Macêdo, Luiz Caldas, Estevam Dantas, entre inúmeros outros chorões.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO, MÊS DE MAIO:
Dia 07 * Gente do Choro
Dia 14 * Dose Sonora
Dia 21 * Ricardo Marques Quarteto
Dia 28 * Juvino Filho
Integrando as comemorações, o Projeto presta tributo ao saudoso Mestre Edson Sete Cordas, ao longo de todo o mês de maio, festejando o aniversário do Projeto Segundas do Chorinho Ano 7. A noite de festa terá como grupo anfitrião o 'Gente do Choro', recebendo amigos chorões, para juntos interpretarem composições do homenageado, assim como clássicos do choro e da música popular brasileira, no formato Roda de Choro.
O couvert artístico custa R$ 20,00.
GENTE DO CHORO - O grupo instrumental surgiu em 2001, criado pelos músicos Carlinhos do Bandolim e o saudoso Pedrinho do Pandeiro.
A idéia de formar um grupo surgiu, a princípio, como uma brincadeira musical. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes na tradicional roda de choro.
Hoje, com 16 anos de existência, o grupo possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, elevando o astral e contagiando a todos com o seu 'tempero musical' único.
O grupo Gente do Choro tem atualmente como integrantes os músicos Carlinhos do Bandolim, Washington seis cordas, Washington do Cavaquinho e o Mestre Cacau do Pandeiro.
CACAU DO PANDEIRO (89 anos) * Padrinho do Projeto Segundas do Chorinho desde maio de 2017 * é remanescente do regional do choro Os Ingênuos e amigos do saudoso Edson Sete Cordas.
Mestre Cacau é um virtuoso, cuja versatilidade não encontra fronteiras: sua atuação e talento profissionais podem ser comprovados, tanto em gêneros musicais mais tradicionais, a exemplo do choro, como em grupos que experimentam novas propostas estéticas.
O HOMENAGEADO:
EDSON SETE CORDAS - O "Pai" do Choro na Bahia. Marcado pelo bom humor, pela espontaneidade, bem como pelo rigor e profissionalismo em seu trabalho, Edson Santos ao partir para tocar em outro plano, aos 71 anos e com mais de 50 de carreira, era e é até hoje reconhecido e respeitado entre os instrumentistas da Bahia e do país, tendo como nome artístico Edson Sete Cordas por conta do instrumento que tocava, o violão de 7 cordas.
Em 1973 fundou o grupo de chorinho 'Os Ingênuos' e ao lado de Cacau do Pandeiro e mais recentemente dos músicos Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo 'Pixinguinha' Santos (Flauta), Claudio Arraes e Júlio Caldas (Bandolim), Dudu Reis e Washington Oliveira (cavaco), entre outros, possui sete gravações musicais dentre vinis, CDs e DVD.
Em 1977, fundou no Teatro Castro Alves o principal movimento de choro em Salvador junto com Paulinho da Viola, o Clube do Choro. Nos últimos anos de trabalho, Edson também fazia parte de outros grupos, tocando outros gêneros, a exemplo do Grupo Botequim com seu samba de raiz.
Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO - Ano 7
Quando: sempre as segundas-feiras de 2018
Horário: a partir das 20 horas
Dia 07/05/2018: ANIVERSÁRIO DE 07 ANOS com GENTE DO CHORO & chorões convidados
Homenageado do Ano 7: Mestre EDSON SETE CORDAS
Couvert: R$20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.
Nenhum comentário:
Postar um comentário