Agir de forma consciente, pensando na sociedade e de forma planejada podem ser ferramentas fundamentais para a crescimento do seu negócio
Ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os gestores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais, são características fundamentais que definem o empreendedorismo social.
Nessa categoria, o empreendedor trabalha para conseguir resultados positivos dentro de uma sociedade, estabelecendo medidas e estratégias que gerem um retorno social e ambiental positivo.
Para a gestora social Camila Godinho, “falar de empreendedorismo social não é apenas levantar uma bandeira e sim, pensar em novas soluções que melhorem a vida das pessoas e que sejam acessíveis”. Co-fundadora da ONG SER, Camila desenvolve iniciativas inovadoras, que promovem o desenvolvimento local, tendo o impacto positivo e sustentável.
O primeiro passo para ser um empreendedor social é analisar um problema a ser resolvido, que afeta diretamente a sociedade, e identificar quais as necessidades do público alvo. Para iniciar o empreendimento, pode até começá-lo sozinho, mas é preciso de colaboradores que compartilhem dos mesmos pilares da empresa.
Sobre Camila Godinho
Camila Godinho é administradora, especialista em Educação Ambiental e fellow LEAD em Segurança Climática. Possui 15 anos de experiência em desenvolvimento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais, especialmente àqueles com foco em juventude, diversidade, empreendedorismo e desenvolvimento local. Ministrou aulas e participou de grupos de pesquisa na Universidade Salvador, no Centro Universitário Jorge Amado e na Universidade Católica de Salvador. Atuou como consultora em órgãos públicos, como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e os ministérios do Meio Ambiente e da Educação e em organizações como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Forest Stewadership Council (FSC). Co-fundadora da SER, organização da sociedade civil que promove o desenvolvimento de comunidades Baianas. Foi membro do Conselho Gestor da Carta da Terra Internacional (Earth Charter), fundadora do Hub Salvador da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial, membro da rede global Nexus e do movimento cívico Agora! Companheira de João. Mãe de Gabriel (10), Artur (08) e Sofia (06).
Nenhum comentário:
Postar um comentário