26/07/2018

Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia apresenta pratos à base de Palmito Pupunha







Chefs de Salvador e de outros estados prometem aquecer a gastronomia baiana, de 15 a 26 de agosto. 


De sabor suave, baixo teor calórico e bastante utilizado na gastronomia brasileira, o palmito pupunha será o motivo de inspiração e criatividade dos chefs que participarão do 2º Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia, que acontece em Salvador de 15 a 26 de agosto. O evento começa no dia 15, com jantar no restaurante Origem, comandado pelos donos da casa, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que terão como convidado o chef Bruno Katz, do restaurante carioca NOSSO. A partir do dia 16, moradores de Salvador e turistas poderão conhecer e desfrutar da gastronomia dos restaurantes participantes, saboreando diversas sugestões elaboradas com o pupunha, sendo um ótimo convite para o público provar os diferentes temperos dos restaurantes da cidade. 

Na praia do Flamengo , o Lôro Stella Maris servirá o Salmão Grelhado com Bi-Gratinado de Pupunha e Espinafre, criado pelo chef Valdir Santos. Na Casa di Vina, no Farol de Itapuã, a chef Maria das Graças sugere um Risoto de Palmito Pupunha e Camarão Pistola. Pensando nos adeptos do vegetarianismo, as chefs Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrô, e Anna Angelino, do Bella Napoli, criaram duas opções de pratos para o Festival, o convencional e o vegetariano. No Bella Gourmet as alternativas são Risoto de Pupunha com Filé ao Molho de Jaboticaba e o Risoto de Pupunha com Brócolis, Mix de Cogumelos, Pesto e Tomates Cereja Assados. Já o Bella Napoli propõe o Prime Rib Suíno em Crosta de Ervas com Risoto Crocante de Prosciutto e Pupunha e Molho Shimeji e Tortelone de Legumes Defumados com Capim Santo, ao Molho de Abóbora e Alho Negro em Pupunha

No Restaurante SENAC Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, o chef Cristiano Ribeiro preparou a Moqueca de Pupunha ao Perfume da Baiana. No Salvador Shopping, o chef e sushiman Julio Cesar, do Gattai, criou o inusitado Palmito  Pupunha Maki, e Danilo Fernandes, do Restaurante Al Mare, propõe o Polvo com Trilogia de Pupunha. No Itaigara, a chef Emanuele Nascimento, do The Butcher House, chega com a proposta do prato Prime Rib de Novilho com Pupunha Assada, Pesto, Tomates e Quiabos Tostados. O chef Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, no Cabula, aposta suas fichas na exótica Moqueca de Camatoba, uma combinação de camarão com tarioba e palmito pupunha.

Para o restaurante Casa de Tereza, a chef paulista Viviane Gonçalves, do restaurante Chef Vivi, em São Paulo, assina o prato Fios de Palmito Pupunha com Molho de Parmesão, Figo Marcado no Mel In Natura, Lâminas de Tubérculos e Flor de Jambu. Ainda no mesmo bairro, o chef Celso Vieira, do Pasta em Casa, oferecerá Tortelli Verde de Vitelo ao Creme de Pupunha e o Bottino, do chef Claudio Bottino, apresentará o Salmão ao Molho de Camarão com Risoto e Gremolata de Pupunha, nas unidades do Rio Vermelho e Convento do Carmo, em Santo Antônio Além do Carmo. Já a chef Andrea Nascimento, que comanda o Restaurante Solar, com endereços no Rio Vermelho e no Palacete das Artes, na Graça, assina o prato Camarão na Moranga com Pupunha Gratinado com Catupiry. No Varanda Gourmet, do chef Sandro Borges, o prato será o Shoulder de Cordeiro do Sol com Palmitos Grelhados no Redenho e Queijo de Iogurte com Hortelã.

No Restaurante Carvão com endereço no  Jardim Apipema, o chef convidado é o alagoano Vitor Generoso ,do Divina Gula, em Maceió, que assinará o prato  Costela de Boi Desossada, Prensada e Glaceada, Pupunha Grelhado na Manteiga de Ervas, Quiabo Tostado e Farofa de Milho Crocante. O Coentro Gastronomia Afetiva, da chef Karine Poggio, na Barra levará à mesa o Spaghetti de Pupunha com Frutos do Mar. No Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, o chef convidado, o goiano Ian Baiocchi, do Iz, promete conquistar o paladar dos amantes da gastronomia, com o Badejo com Gremolata de Laranja Bahia, Pupunha Assada com Mel e Óleo de Carvão, Tartar de Banana e Paçoca de Rabada. No Amado, o chef Ricardo Brito servirá o Peixe Grelhado com Pupunha, Aspargos e Manteiga de Amêndoas, e no Cuco Bistrô, no Pelourinho, o prato do Festival será Filé de Pescada Crocante com Palmito Pupunha Fresco em Duas Texturas, com Molho de Tomate ao Mel, assinado pelo chef João Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário