04/09/2018

"Bibliotecas privadas e patrimônio bibliográfico" é tema de seminário no IGHB, com entrada gratuita, dias 4 e 5 de setembro


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai reunir especialistas de diversas regiões do país durante o seminário "Bibliotecas privadas e patrimônio bibliográficos: achegas e reflexões", dias 4 e 5 de setembro, com entrada gratuita. 
A palestra inaugural será realizada às 16 horas do dia 4, com o tema "Digitalização de livros raros e coleções especiais: critérios, segurança e difusão", que será pronunciada pelo professor Fabiano Cataldo de Azevedo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
Na quarta (5) as atividades terão início às 8h30, com o minicurso “As histórias que cada exemplar de livro nos conta: marcas de propriedade, proveniência e dedicatórias”, que será ministrado pelos professores especialistas Stefanie Cavalcanti Freire e Fabiano Cataldo de Azevedo, da UniRio. 
O público irá conhecer as principais marcas que ao longo dos anos fazem parte de determinados exemplares de livros, além de categorizar sua importância como memória e fonte, evidenciando suas características narrativas e documentais. "Procuraremos também evidenciar o diálogo que possuem as bibliotecas de origem e exortar a atenção que é necessário ter na biblioteca de destino, em caso de compras e doações", completa o professor Fabiano. 
Na sequência, às 14h, será realizada a mesa redonda "Bibliotecas privadas, espaços, memória e patrimônio bibliográfico", com os temas: "Lugares de Memória da UFBA: as bibliotecas particulares, suas memórias e histórias de leituras" (Bibliotecária Maria Alice Santos Ribeiro - UFBA); "Um tesouro bibliográfico entre a ladeira e o mar: o acervo de Monsenhor  Manoel de Aquino Barbosa" (Profa. Dra. Vanilda Salignac Mazzoni (UFBA/Memória e Arte); "O Projeto Memorial do Livro Moronguêtá e o hercúleo regaste da memória intelectual paraoara" (Profa. Me. Elisangela Silva da Costa  - UFPA). 
Às 18h, haverá uma homenagem ao professor Edivaldo Machado Boaventura, falecido na última quarta-feira (22 de agosto); que seria palestrante do encerramento do evento, seguida do lançamento do livro "A ação pedagógica-formativa da Companhia de Jesus na Cidade de Belém do Grão-Pará (1652-1759), de autoria da professora Elisangela Silva da Costa. 
A pesquisa dedica-se a desvelar fatos importantes que revelam como se deu a ação pedagógica dos jesuítas, na cidade de Belém do Grão Pará. Descreve por meio de ampla pesquisa documental a estrutura do Colégio de Santo Alexandre. A consulta às cartas, crônicas e sermões revelam aspectos do cotidiano dentro e fora do Colégio. Apresenta também a verdadeira rede de ensino criada pelos jesuítas que em pouco tempo se espalhou por diversas localidades do Pará que deram origem a importantes núcleos populacionais que se converteram em importantes cidades paraenses na contemporaneidade. A criação do Seminário jesuítico pelo Padre Gabriel Malagrida também foi relatado nesta obra, e descreve a trajetória histórica, deste que foi um dos últimos redutos jesuíticos tendo sido mantido mesmo após a expulsão dos loyolanos.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site do IGHB - www.ighb.org.br, com entrada gratuita e direito a certificação. Mais informações no telefone 71 3329 4463/6336. O Instituto é apoiado pelo programa Fundo de Cultura/Estado da Bahia.
SERVIÇO
Seminário: Bibliotecas privadas e patrimônio bibliográfico
Dias 4 e 5 de setembro de 2018
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade

assessoria: 71 999745858 (ighbahia@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário