28/09/2018

Exposição mostra alegria e diversidade do universo infantil



Inspira-me fica em exibição de 1 a 15 de outubro no Shopping Paseo (L1) em homenagem ao Mês das Crianças. No dia 13, a criançada poderá ainda se divertir com a recreação de Tio Paulinho, Oficina de Dedoches e parquinho infantil.


Mostrar a peculiaridade de cada criança, o que cada uma tem de especial em suas diferenças, é o mote da exposição Inspira-me, dos fotógrafos Betina e Marcelo (Betina Valente e Marcelo Tanajura), em cartaz no Shopping Paseo de 1 a 15 de outubro. A mostra faz parte das comemorações pelo Mês das Crianças e retrata, em 28 imagens, um pouco da diversidade do universo infantil. No dia 13 de outubro, sábado, a partir das 16h, a garotada ainda poderá se divertir com uma programação especial que conta com a recreação de Tio Paulinho, uma Oficina de Dedoches e diversos brinquedos infantis, como castelinho inflável e cama elástica.
“Buscamos mostrar a criança como ela é. Além disso, trabalhamos a inclusão, metade das crianças das fotos tem Síndrome de Down”, ressalta a fotógrafa Betina Valente. Com apoio da loja Super Bacana, do Paseo, as crianças foram clicadas com fantasias de folclore e brinquedos educativos, nos ensaios Folclore e Cantinho do Brincar. “As crianças iam para se divertir mesmo e nós registrávamos esses momentos. São ensaios lúdicos, nunca fazemos um trabalho puramente técnico”, ressalta Betina. De acordo com os fotógrafos, eles usam sempre luz natural e o ambiente parece uma brinquedoteca, onde as crianças se divertem, lancham, têm um momento de afetividade e ficam com uma memória bacana desse dia. “No brincar a criança expressa vários sentimentos. A câmera fotográfica faz parte do cenário como se fosse um brinquedo a mais, sem intimidar.”, completa Betina Valente.
Além de trabalharem com fotografia infantil, há 25 anos, Betina e Marcelo vêm conduzindo, nos últimos 5 anos, o projeto Inspira-me, que busca a inclusão de crianças com Síndrome de Down através da fotografia. O projeto Inspira-me Clube promove encontros com crianças com Down de idades e classes sociais diferentes, com o intuito de aproximar famílias através de ações, brincadeiras, piqueniques e sessões de fotos. Eles trocam experiências, se apoiam e usam a fotografia como um elemento que proporcione a inclusão. “Esse trabalho vai muito além do registro que mostra o crescimento e desenvolvimento dessas crianças. São experiências que elas vão tendo sempre conduzidas com leveza e de forma lúdica”, destaca a fotógrafa.
No dia 13, sábado, às 16h Tio Paulinho e mais dois personagens infantis vão agitar os corredores do Shopping Paseo marcando o Dia das Crianças, comemorado na véspera dia 12 . Os pequenos ainda poderão aprender e se divertir com a Oficina de Dedoches, elaborando fantoches de dedos em feltro, realizada pela loja Super Bacana, e desfrutar de brinquedos como pula-pula e castelinho inflável.
Serviço:
O quê – Exposição de Fotografias Inspira-me
Quando – 01 a 15 de outubro (horário de funcionamento do Shopping)
13 de outubro16h – Recreação com Tio Paulinho, Oficina de Dedoches, Castelinho Inflável e Cama Elástica
Onde – Shopping Paseo, piso L1 (Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara)
Quanto - Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário