Enquanto milhares de foliões estão ansiosos para curtir o Carnaval, há pessoas que escolhem se internar, de forma voluntária, para se prevenir contra o álcool, cigarro e outras drogas. Também têm aqueles que sofrem de transtornos mentais e em períodos festivos sentem-se angustiados e depressivos. Focada nestes públicos, a Clínica Fênix, localizada na Região Metropolitana de Salvador, sempre promove o bailinho de Carnaval para os pacientes em tratamento. Este ano a animação será na quinta-feira (28), das 9h às 13h.
De acordo com Joaquim Moura, psicólogo e diretor da Clínica, além dos próprios pacientes fazerem a decoração, eles preparam peças de teatro e apresentações de dança. A festa conta com fantasias, músicas tradicionais e comidas como picolé, pipoca, cachorro quente, pizza e refrigerante.
O especialista complementa que o objetivo é socializar e descontrair, mostrando que é possível curtir um Carnaval saudável e consciente, evitando recaídas. “Para as pessoas que não conseguem se encaixar no clima de festa por questões emocionais, é indicada uma avaliação com psiquiatra para que possa ser encaminhado o melhor tipo de tratamento”.
A programação continua durante todo o período da festa momesca com diversas atividades de lazer, visando promover novas possibilidades criativas e transformadoras para ajudar a modificar padrões de comportamento. São realizados momentos de pintura, leitura, música, jogos, filmes pré-selecionados e grupos de estudo/apoio. Também estão incluídas aulas de educação física, yoga, arteterapia, dança e teatro. O paciente tem ainda assistência de uma equipe multidisciplinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário