27/03/2019

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: TV BAHIA PRESENTEIA BAIANOS COM ESPECIAL ‘UMA HISTÓRIA CHAMADA SALVADOR’


Primeiro programa será exibido no dia 30 de março logo após o Mosaico

Os 470 anos da capital baiana serão celebrados com o especial ‘Uma História chamada Salvador’, que vai ao ar na TV Bahia nos dias 30 de março e 6 de abril. Além de homenagear a cidade, a iniciativa vai mostrar um pouco da origem e da trajetória de Salvador sob os pontos de vista histórico, étnico e cultural de forma leve e descontraída. O programa será exibido no sábado, logo após o Mosaico, com apresentação de Mauro Anchieta.

O grande diferencial do projeto é a ida da equipe à Portugal, onde eles foram em busca de aspectos históricos da cidade que muitos baianos não conhecem “afinal, Salvador ‘nasceu’ lá antes de ser erguida aqui”, destaca Anchieta. Acompanhado do cinegrafista German Maldonado, eles passaram 10 dias em terras lusitanas, mostrando locais e fatos históricos marcantes conectados à capital baiana.

Entre os destaques do primeiro programa, que será exibido no dia 30, está o documento original pelo qual, em 1548, o rei Dom João III nomeou Thomé de Sousa para a missão e determinou a construção de um povoado na Baía de Todos os Santos. O registro é considerado uma relíquia e guardado a sete chaves pelos portugueses, como tantos outros documentos relativos às ex-colônias. O especial irá mostrar também a partida do português de Lisboa e a chegada da expedição dele ao Porto da Barra, assim como a sua sepultura na Vila Franca de Xira, nos arredores da capital lusa.

A jornada continua em busca da origem da devoção ao Senhor do Bonfim, que nasceu em Setúbal, cidade a 49 km de Lisboa, além da herança portuguesa existente na Basílica do Senhor do Bonfim localizada na Cidade Baixa. O especial também falará da participação de Caramuru na fundação de Salvador e fará uma reconstituição da cidade nos séculos XVI e XVII, mostrando as ruínas da muralha que cercavam o local, ainda visíveis no Pelourinho.

No segundo e último programa do especial, que vai ao ar no dia 6 de abril, o destaque fica por conta dos personagens – tanto portugueses que moram em Salvador quanto baianos radicados em Portugal que vivem da ‘baianidade’ na gastronomia, na música e na capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário