Dança, teatro e poesia. O talento dos moradores do Bairro da Paz, em diferentes expressões artísticas, poderá ser conferido no próximo dia 27 de abril, às 18h, em uma apresentação gratuita realizada no local. A “Mostra Cultural” é promovida pela Santa Casa da Bahia através do Programa Avançar. O evento registra o primeiro presente que a entidade oferece à comunidade, onde mantém projetos sociais há quase duas décadas, no ano em que completa 470 anos de existência.
Um palco, montado em frente à sede do Programa Avançar, receberá as apresentações da peça de teatro “Resistir para Existir” e do espetáculo de dança “D’versos”, além da recitação de poesias do livro “Manisfestando Poesia”, que reúne textos escritos por crianças e adolescentes. As atrações são frutos de oficinas realizadas no ano passado. Após passagens por importantes teatros da cidade, como o SESI do Rio Vermelho e o Gregório de Mattos, o grupo formado por crianças, adolescentes, adultos e idosos se apresenta para os vizinhos pela primeira vez.
De acordo com Martha Verônica, coordenadora de Projetos Comunitários da Santa Casa, as oficinas geraram a elevação da autoestima de todos os envolvidos, que descobriram o poder transformador da arte. Para ela, o melhor é acompanhar o “despertar do saber deles, ao tomar conhecimento do potencial criativo que tinham dentro de si e essa possibilidade de dar vazão ao talento”, conta.
O sucesso foi tão expressivo que as oficinas de dança afro e teatro seguem acontecendo em 2018. “Não podíamos deixar de dar continuidade, o impacto positivo para os moradores foi muito grande. E essa apresentação que acontecerá dentro do Bairro da Paz tem um significado bastante especial”, comemora.
Sobre o espetáculo “Resistir para Existir”
Narrativa baseada na história de fundação do Bairro da Paz, quando os primeiros moradores chegaram à comunidade. As cenas mostram o empenho dos personagens para conquistar o direito de fixar moradia na localidade que nasceu na década de 80. A direção cênica é do professor Luiz Bandeira, com texto de Paulo Neri.
Sobre o espetáculo “D’versos”
Por meio da dança afro, aborda o contexto da cultura urbana e os aspectos problematizadores que permeiam a sociedade contemporânea em relação às diferenças. Dirigida pelo professor Robson Correia, a montagem tem o objetivo de estimular o espectador a refletir sobre atitudes que contribuem com o fim da intolerância, em âmbitos individuais e coletivos.
SERVIÇO:
O quê: Mostra Cultural Programa Avançar
Quando: 27 de abril, às 18h Local: Rua da Misericórdia, 15. Bairro da Paz – Em frente ao Programa Avançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário