17/05/2019

Reza de Santo Antonio Pública

O artista plástico , Rodrigo Guedes, segue a tradição de família que há mais de 50 anos reza Santo Antonio, devoção herdada das avós do artista. 
O endereço é o mesmo nesses anos todos , na rua Direta do Santo Antonio Além do Carmo e neste endereço de uma das avós do artista, onde é colocado o altar para a reza, completam exatos 13 anos de reza ininterruptos. 

O altar de Santo Antonio , esta sendo feito de material reciclado e também feito de papel e papelão. Rodrigo realizou no papel , azulejos portugueses para a decoração lembrar os desenhos da terra do Fado, e lírios, pães entre outras armações bem carinhosas que compõem o altar, tudo que remete a Portugal.

É uma reza diferenciada, por ser uma reza pública, Rodrigo Guedes abre as portas da casa da sua avó e na sala todos se reúnem e rezam, causos são contados e novas amizades são iniciadas, naquele momento de louvor ao santo casamenteiro.
  
Nos dias 11, 12 e 13 de junho será feito o tríduo, mas o altar vai estar armado para visitantes desde o dia 1 de junho, próximo sábado, onde a presença de uma cantora local, que Rodrigo Guedes anunciará o nome em breve, cantará a Ave Maria. 

O tema deste ano é, "Meu Insigne Português" trecho de um dos beneditos que é cantado por todos da casa no momento da reza de Santo Antonio. Com a distribuição dos famosos pães de Santo Antonio, claro. 

Dia 11 de junho que é a primeira noite da reza pública, o artista organiza uma procissão que sai da casa com andor e Santo Antonio no alto, em cima de um Lirio, pelas ruas do bairro, é o abraço carinhoso do artista e do santo a comunidade do bairro, que o viu nascer e crescer pela aquelas ruas do bucólico lugar.

Este ano, a homenageada é Nossa Senhora de Fátima pela coincidência da festa dela ser também 13 de maio e estar ligada a Portugal, outro acerto, pensando em Portugal e suas crenças religiosas. O número 13 este ano para o artista é mistico, pois são: 13 anos de reza, dia 13 de junho é dia de Santo Antônio e a santa escolhida , também é homenageada dia 13 de maio, 13 três vezes!
E assim na procissão do dia 11, Nossa Senhora de Fátima estará lado a lado com Santo Antonio, o acompanhando.

Rifas serão realizadas, para a ajuda da festa, o delicioso munguzá será servido para deleite de todos e todas e os famosos pãezinhos, para colocar na farinheira como manda a tradição.

Não esquecendo a ancestralidade, Rodrigo faz questão que os cânticos sejam acompanhados por atabaque e agogô, mais um diferencial da reza, que segue ritmada com muita alegria os cânticos religiosos ao som do ijexá, som esse que não deixa ninguém ficar parado e quem fica parado, com certeza esta se remexendo por dentro, enfim a alegria embala a fé!

Para quem quiser visitar e puder levar 1k de alimento não perecível, agradecemos, mas se não estiver em condições, agradecemos a presença do mesmo jeito. 

Rodrigo Guedes (Artista Plástico, idealizador e realizador da reza)
71 98637 3376

Nenhum comentário:

Postar um comentário