O remador baiano e atual campeão brasileiro de Surfski, Bruno Machado, é nomeado embaixador nacional da modalidade Surfski no maior evento de Downwind do Brasil, o Molokabra, que acontece no mês de agosto em Fortaleza-Ceará. O reconhecimento é fruto do trabalho de incentivo e desenvolvimento do esporte na Bahia através da Galeria Vivá e como presidente da ABASKI - Associação Baiana de Surfski. "Foi bem legal sendo um evento nordestino, com tantos remadores experientes que existem no país, a organização escolher valorizar o trabalho que a gente vem fazendo aqui em Salvador fomentado os esportes de remo e as minhas conquistas em campeonatos. Fiquei honrado em receber o convite", confessa Bruno.
Como atleta do Surfski, Bruno Machado coleciona títulos: Campeão da 1ª. e da 2ª. Etapa do Aloha Spirit Brasil, realizadas em 2018, em Ilha Bela e Brasília, sagrando-se campeão do Circuito Aloha e campeão brasileiro; Campeão da Etapa do Aloha Spirit Brasil realizada em Salvador, em 2017; campeão individual da Travessia Salvador - Morro de São Paulo (60km). A trajetória de Bruno Machado nos esportes oceânicos também incluem outras modalidades como o Stand Up Paddle (SUP) e a Canoa Haviana (Va'a), sagrando-se campeão baiano 2018 de OC1 e em equipe (OC6).
O grande diferencial da prática do Surfski para outros esportes de remadas oceânicas é que “a técnica é mais harmônica. Aproveita-se mais a força do corpo com flexão da perna, a rotação do quadril, o giro do tronco e toda a parte do core que sustenta o movimento. Então, usa-se o corpo todo e a remada fica mais objetiva”, explica Bruno que trouxe modalidade para a Bahia, em 2015, depois que a conheceu através do para-atleta Fernando Fernandes, Tetra Campeão Mundial de Paracanoagem. Desde então, ele vem desenvolvendo cursos, aulas e eventos na Galeria Vivá (Porto da Barra), conectando as pessoas e desmistificando a imagem distorcida que o Mar é traiçoeiro.
Na Bahia, o esporte vem ganhando adeptos rapidamente e fortalecendo o Movimento Surfski a ponto de haver competições exclusivas da modalidade, como o 1º. Campeonato Estadual de Surfski, realizado em Maio pela da Associação Baiana de Surfski, a ABASKI. Os atletas baianos também têm se destacado no cenário nacional chegando ao pódio no Campeonato Brasileiro de Surfski, na Praia das Cabeçudas, Itajaí/SC, com a 1ª. colocação do Mestre Jackson e a 3ª. colocação de Antônio Saback (Sabackão), em suas categorias.
Durante o MolokaBRA 2019, no Ceará, Bruno Machado irá ministrar uma clínica teórico - prática para os atletas do Surfski inscritos no evento, oportunidade para que o campeão possa compartilhar toda sua experiência e transmitir importantes dicas da modalidade.
SOBRE O EVENTO
O Circuito MolokaBRA 2019 será realizado na costa oeste do litoral cearense, de 29 de Agosto a 01 de Setembro, e contemplará a participação de competidores de diferentes níveis de performance, individualmente, em duplas ou equipes, a serem distribuídos nas categorias iniciante (5km), amador (15km) e profissional (30km) de acordo com as distâncias a serem percorridas nas modalidades Stand Up Paddle (SUP), Canoa Haviana (Va'a) e Surfski. Os atletas da categoria profissional terão a opção de se inscrever no SUPER MOLOKABRA, que abrangerá as três provas previstas, que, juntas, totalizarão 50km.
O nome do evento é uma alusão à ilha havaiana de Molokai, que sedia o maior evento de downwind do mundo, o Molokai2Oahu. No Brasil, as melhores condições de vento comparáveis às do Havaí estão no estado do Ceará, por isso MolokaBRA é uma junção dos nomes Molokai e Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário