29/07/2019

“CineAlemanha” exibe o premiado documentário “The Cleaners”


Coprodução entre Brasil e Alemanha, filme revela o lado obscuro das redes sociais através do trabalho sigiloso de moderadores digitais

O premiado documentário investigativo “The Cleaners” (2019) será o filme exibido no mês de agosto no ciclo “CineAlemanha”, realizado pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia para difundir a produção cinematográfica contemporânea da Alemanha. Coprodução germano-brasileira, o longa-metragem é dirigido pela dupla de alemães Moritz Riesewieck e Hans Block, e revela o sigiloso trabalho dos “limpadores” das redes sociais – pessoas que excluem os “conteúdos inapropriados” das postagens públicas nestas plataformas. Filmado na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Filipinas, Indonésia e Turquia, traz depoimentos de ex-executivos de empresas como Facebook, Twitter, YouTube e Google, de defensores da liberdade de expressão e de pesquisadores, que comprovam como os conteúdos das redes sociais afetam todo o mundo. A sessão ocorrerá no dia 8, às 19h, no Saladearte Cinema do Museu, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A classificação indicativa é de 12 anos.

A história então gira em torno da vida e do trabalho secreto destes misteriosos moderadores digitais, que, a cada dia, em 10 horas de jornada diária, avaliam até 25 mil imagens sensíveis, como assassinatos, suicídios e cenas de sexo, para excluir as postagens consideradas ilegais ou indecentes. Cinco “cleaners” de Manila, capital das Filipinas, são acompanhados em seu dia a dia. De outro lado, executivos que vivem no Vale do Silício depõem sobre os impactos destas decisões de apagar ou manter as imagens. Infiltrando no lado obscuro das redes sociais, o filme assim trata de liberdade de expressão, censura e responsabilidade corporativa, mostrando como estas plataformas foram projetadas para gerar interesse e engajamento acima de tudo.

A maior dificuldade que os diretores Moritz Riesewieck e Hans Block enfrentaram foi vencer o sigilo que faz parte do trabalho dos moderadores e também a falta de transparência sobre o assunto entre as grandes empresas de internet nos Estados Unidos. Por meio de ex-representantes destes canais, o processo de seleção do que é colocado nas redes fica mais claro. O ex-gerente de produto do Facebook, Antonio Garcia Martínez, por exemplo, fala sobre os valores que conduzem a empresa. A ex-diretora jurídica de produtos do Twitter e ex-vice-presidente do Google, Nicole Wong, comenta os desafios impostos pela censura. O ex-especialista em design do Google Tristan Harris destaca a mecânica interna das plataformas que permite a viralização de conteúdos polêmicos. O cientista político brasileiro Leandro Machado, envolvido em projetos sobre democracia e participação popular por meio da tecnologia, também é entrevistado. A artista plástica norte-americana Illma Gore, cujo desenho de Donald Trump nu foi compartilhado em todo mundo, fala sobre a censura à sua obra. Estes e outros depoimentos costuram a investigação.

A obra integrou a lista dos pré-indicados para concorrer ao Oscar de Documentários 2019, e conquistou os prêmios “Prix Europe” de Melhor Documentário Europeu (2018) e de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Moscou. Está indicada na categoria Documentário de Ciência e Tecnologia no The 40th Annual News & Documentary Emmy® Awards, que anunciará premiados em setembro. A produção também participou de vários festivais internacionais de cinema, incluindo sua estreia mundial no “Sundance Film Festival” (Utah/EUA). No Brasil, participou do “Festival É Tudo Verdade” (São Paulo e Rio de Janeiro), com ótimas críticas da imprensa, onde recebeu do júri oficial a Menção Honrosa para Documentário de Longa-Metragem. Com roteiro de Moritz Riesewieck, Hans Block e Georg Tschurtschenthaler e produção executiva de Christian Beetz, Fernando Dias e Mauricio Dias, “The Cleaners” é uma coprodução internacional da produtora brasileira GRIFA FILMES com a alemã Gebrueder Beetz Filmproduktion e conta ainda com os parceiros Play TV, WDR, VPRO, Rub e I Wonder Pictures e associação com Motto Pictures e Arte.

O ciclo “CineAlemanha” terá um total de seis sessões, sempre na segunda quinta-feira do mês. A estreia ocorreu com o drama “Em Trânsito” (“Transit”, 2018), de Christian Petzold, em 11 de abril. Em 9 de maio, foi a vez de “Nos corredores” (“In den Gängen”), de Thomas Stuber. “3 Dias em Quiberon” (“3 Tage in Quiberon”), de Emily Atef, foi a obra exibida em 11 de julho.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 70 residentes já experimentaram esta oportunidade.

CineAlemanha apresenta:
“The Cleaners”, de Hans Block e Moritz Riesewieck
Gênero: Documentário
Língua: Inglês com legenda em Português
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Quando: 8 de agosto de 2019 (quinta-feira), 19h
Onde: Saladearte Cinema do Museu
(Av. Sete de Setembro, 2195, Museu Geológico da Bahia – Corredor da Vitória)
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário