25/07/2019

Jussara Silveira, Lan Lanh, Rodrigo Faria e Chico Oliveira - Joia




Artistas resgatam disco experimental de Caetano com temas extremamente atuais como tradição indígena, ancestralidade africana e manifestação política


O cantor Caetano Veloso vai ser homenageado pelos artistas Jussara Silveira, Lan Lanh, Rodrigo Faria e Chico Oliveira, que celebram o disco “Joia”, do compositor baiano, com show nos dias 02 e 03 de agosto, às 20h30, no Café-Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia.

Joia é um show poético-musical em homenagem ao disco homônimo do filho de Dona Canô, lançado em 1975, que nunca chegou a ser interpretado em palco, nem mesmo pelo próprio autor. O projeto foi idealizado pelo produtor cultural e cantor Rodrigo Faria e pelo roteirista musical Tyrone Medeiros.
Joia vai reunir no mesmo palco diferentes gerações da música brasileira. Além de Rodrigo Faria (voz), participam a cantora Jussara Silveira (voz), a percussionista baiana Lan Lanh e o violonista Chico Oliveira.
O álbum está na discografia de Caetano como um dos discos em que a liberdade experimental de criação se impõe acima de tudo, a exemplo de “Araçá Azul”, lançado em 1973. Joia é pouco lembrado, mas traz em suas canções temas que estão no centro dos debates mais calorosos da atualidade, como a tradição indígena, a ancestralidade africana e a manifestação política.
É também um disco fundamentado nas ideias de origem da natureza e do ser humano, de personificação dos deuses, das plantas e dos animais, e na relação poética entre criador e criatura. Suas músicas são cheias de nuances melódicas e rítmicas minimalistas.
“Caetano tem umas canções que são pérolas escondidas no mar turvo da música brasileira. Eu quis trazer à tona algumas delas para brilhar, para reafirmar a importância que ele tem para o Brasil. Joia é um disco preciso, claro, definido. É necessário para o Brasil atual, esse Brasil da indefinição”, afirma Rodrigo Faria, que completa “estou muito feliz de ter Jussara, Lan, Chico, André e Tyrone comigo nessa”.
Em ano de homenagens aos 50 anos do Tropicalismo, a importância deste projeto reside na intenção de fazer com que as novas e velhas gerações se reconheçam nas canções e nos temas ainda muito atuais deste disco pós-tropicalista do autor de Leãozinho.
O show é uma celebração sincera de um disco que, calmamente, atravessou gerações à beira e ao fundo da forte correnteza do mercado musical, e agora, emerge à luz, ainda jovem e vigoroso neste projeto.
Mais recentemente, a parceria musical entre Rodrigo Faria e Jussara Silveira se reafirmou quando lançaram, nas plataformas digitais, o single Lua Cheia, uma magnética interpretação do poema da educadora e escritora baiana Mabel Velloso (irmã de Caetano)musicado por Paulo Costta. A música já está disponível nas plataformas digitais. Para ouvir, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=KaJKPKLQeBk

Serviço
O quê: Jussara Silveira, Lan Lanh, Rodrigo Faria e Chico Oliveira – Joia
Quando: 02 e 03/8 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi
Quanto: Couvert artístico – R$ 70
Compra
Bilheteria: Café-Teatro Rubi – 71 3013.1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Vendas online: https://couvertartistico.cafeteatrorubi.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário