Até o dia 18 de agosto, a comunidade capoeirista baiana estará reunida para debater e promover o exercício da cidadania através das ações socioculturais que contribuam para o incremento da igualdade racial e combate ao racismo, discriminação racial e intolerância religiosa. Além de Salvador, as ações se estenderão por Camaçari e Simões Filho.
O evento, promovido pela a Associação Sociocultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, foi aberto durante uma oficina sobre “Capoeira: Emprego e Renda, Enfrentamento das Questões Raciais no Mercado de Trabalho, que aconteceu na sede da Associação de Capoeira Engenho, em Vila de Abrantes, em Camaçari.
Tendo o cantor, compositor e Mestre, Tonho Matéria, a frente das discussões e ações, a edição do evento faz parte do projeto “Capoeira – Símbolo de Resistência, Inclusão e Integração - Oficinas de Capacitação, Orientação e Informação no Combate ao Racismo e toda forma de discriminação”, aprovado no edital Bahia Década Afrodescendente Ediçãoq/2019, realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e visa a valorização do movimento capoeirista.
“Queremos estender os trabalhos das oficinas sobre Emprego e Renda, apresentada em Camaçari, para os bairros de Pau Mudo, Nordeste de Amaralina, Barbalho, Nova Brasília, Caixa D’Água e Nazaré. O que pretendemos é abordar o empreendedorismo de negros e mulheres como uma ação criativa e inovadora de construção da autonomia econômica e financeira, de geração de renda, a partir do trabalho dos Mestres de Capoeira”, disse Tonho.
Confira a programação:
Com o TEMA: MULHERES DO MUNDO, VIDA, LUTA E RESISTÊNCIA - A invisibilidade das
mulheres na Revolta dos Búzios e nos espaços de poder da Capoeira”, com o seguinte
programa:
Dia 07, no Centro Social Urbano – CSU do Nordeste de Amaralina, a partir das
08h, acontecerá a segunda oficina que tem como tema: CAPOEIRA INCLUSÃO:
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E A REDUÇÃO DA EXTREMA POBREZA.
Também no dia 07, na sede da Mangangá no bairro de Pau Miúdo a partir das 18h, discussão e debate com o tema: “MULHERES DO MUNDO, VIDA, LUTA E
RESISTÊNCIA - A invisibilidade das mulheres na Revolta dos Búzios e nos espaços de poder da Capoeira”. Esta temática também será discutida no dia 08, às 18h,no Espaço Cultural da academia
JB Fitness, no Bairro Nova Brasília.
Dia 9, às 18h, Noite de Gala da Capoeira, no Forte da Capoeira, no Forte Santo Antônio (Além do Carmo)
Dia 10, entre 8h e 18h, Oficinas de Formação e Informação, no Forte da Capoeira.
Dia 10, às 19h, Festival Samba Reggae, na Praça Tereza Batista. Tonho Matéria e convidados.
Ainda no dia 10, no Forte da Capoeira, entre 08h e 18h, mutirão de oficinas de ginástica, aula de zumba, dança afro, percussão, maculelê, puxada de rede, samba de roda, teatro, turbantes, trançado afro, pintura em telha de cerâmica, vivência de capoeira; palestras, cursos de primeiros socorros e Exposição Fotográfica.
Dia 11, a partir das 8h, acontece o 18°� Encontro Cultural e Intercâmbio Internacional de Capoeira Mangangá, no Teatro da Escola Parque, Caixa D’água.
Dia 14, na Escola Parque, na Rua Saldanha Marinho, no bairro de Caixa D’água a abordagem informativa remete-se as conquistas e desafios do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL E DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA do estado da Bahia, com o tema: RACISMO OU INJÚRIA RACIAL – UM RECONHECIMENTO DE DIREITOS se abordará os avanços nos direitos das pessoas de religiões de matriz africana e a questão das cotas em concursos públicos, além de explicar sobre as formas de empreendimento e financiamento público.
Dia 15, no Colégio Severino Vieira no bairro de Nazaré, já finalizando a etapa de aulas teóricas, que compõem as oficinas de capacitação e informação, apresentar – se – a o tema “CAPOEIRA NO ECO DA REVOLTA DOS BÚZIOS”.
Dias 16, 17 e 18, na sede da Mangangá, na Rua Professor Soeiro 58, acontecerá a Oficina de Corte e Costura a partir das 8h.
Dia 17, a partir das 8h, no espaço Cidade da Criança, em Simões Filho, grande mutirão de oficina encabeçado pela Dança Afro e outras formas de expressão corporais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário