Foto: Sérgio Reis.
Em meio à diminuição na qualidade global dos vídeos, Amazon Prime, Netflix e Apple TV são vistas como melhores plataformas.
As previsões de que os “serviços de streaming” seriam um dos primeiros mercados a sofrerem quedas por causa da recessão econômica global não se concretizaram.
Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a empresa Akamai Technologies — responsável pelo armazenamento de imagens e vídeos para empresas como Amazon e Netflix — registrou um aumento de 50% do tráfego de internet global (potencializado pelo streaming), o que significa que mais pessoas estão consumindo conteúdo na web diariamente, assistindo lives, filmes e séries.
Entretanto, o consumo aquecido de streaming — principalmente o vídeo, repercutiu na qualidade do conteúdo exibido pelas plataformas e em um funcionamento sobrecarregado. Analista de Marketing Digital, Priscyla Caldas explica como os serviços da Netflix, Amazon, GloboPlay e Youtube mantém o alto número de consumo na plataforma sem levar ao “crash” (quebra).
“Essas plataformas, que já possuem milhões de acessos diariamente, precisam agora comportar ainda mais visitantes. Se você notar nos últimos dias que sua qualidade de vídeo está reduzida no GloboPlay, ou que começa com uma qualidade automática no Youtube sempre ruim, não se assuste, é um fenômeno que está ocorrendo em outras milhões de casas que acessam o serviço simultaneamente para que a plataforma não pare de funcionar”, explica.
A frente da ARUNA Marketing e ciente das circunstâncias que acompanham cada plataforma de streaming de vídeo, Priscyla lista o ‘top 3' melhores serviços e plataformas para se divertir na quarentena.
AMAZON PRIME
Priscyla afirma que mesmo diante das circunstâncias de redução na qualidade dos vídeos em outras plataformas globais, esse fenômeno ainda não é visível nos serviços da Amazon no Brasil, o que dá uma elevada na moral do serviço.
“Com o primeiro mês inteiramente gratuito, o Amazon tem um valor mensal de R$ 9,90 ao mês, enquanto na Netflix a assinatura do Plano Básico é de R$ 21,90. Com filmes e séries atuais, e um valor que cabe no bolso diante da quarentena, o que chama atenção no Amazon são os outros serviços que vem de brinde ao assinar o ‘Prime Video’, como o ‘Prime Music’; ‘Twitch Prime’ e a possibilidade de frete grátis e desconto em compras no site”, explica.
NETFLIX
Desde março, o vice-presidente de distribuição de conteúdo da Netflix, Ken Florance afirmou em comunicado que o assinante “(…) poderá notar uma pequena queda na qualidade em cada resolução”, explica. Ainda assim, a Netflix conseguiu ganhar mais de 15 milhões de assinatura na quarentena, com ações que subiram 4% no “after-market”.
Para Priscyla, a Netflix é um gigante consolidado no mercado por causa das suas atrações autorais.
“Por mais que a Amazon tenha séries encabeçadas por eles, a Netflix já tem muito reconhecimento no mercado pelo acesso a séries que só tem dentro da plataforma, e que fazem bastante sucesso na web. Por isso, por mais que o básico custe R$ 21,90 e apresente quedas na resolução do conteúdo, a empresa está consolidada como um dos melhores serviços de ‘streaming’ já faz tempo”, elucida.
APPLE TV
“Essa é uma aposta do mercado, bem como a euforia do Disney+, quando chegar ao mercado brasileiro em novembro desse ano. Com teste grátis de 1 semana, você pode assinar mensalmente o serviço por R$ 9,90 e encontrar séries famosas como ‘The Morning Show’ ou filmes que levaram o Oscar como ‘Coringa’”, conclui.
Priscyla indica como serviços de streaming ainda o HBO GO, Disney +, Telecine Play, Globo Play e EI Plus.
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