21/03/2010

Nico Urquiza: O artista baiano de coração


Nicolas Urquiza nasceu na Argentina em 1969. Ele começou a desenvolver sua arte na idade dos 15 anos, quando ele ganhou seu primeiro prêmio em uma competição de arte, em um museu local da sua cidade nativa de Parana. Ele freqüentava a "The University of Architecture and Industrial Design" em Buenos Aires, mas logo viu que sua real vocação estava na escola privada de arte "Sara Garcia Uriburu", sendo guiado pelo mentor Carlos Bisolino.

A arte de Urquiza progrediu para incluir tendências eróticas fortes e provocativas, que em algumas vezes são controversiais. Sua primeira exibição na Argentina foi suficiente para que a Igreja Católica fizesse crítica, em que tentou fazer censura do seu trabalho, acabando até sendo assunto dos mais populares e notáveis programas de televisão argentinos. “Minha arte é polêmica, é uma mensagem, não é arte de decoração, é arte de revolução, de abrir cabeças, de incentivar idéias”, afirma o artista.

Com seu terceiro show cancelado e sua arte confiscada pela polícia, por causa do seu conteúdo, o artista resolveu mudar para o Brasil, onde pôde verificar que sua arte era mais aceita e compreendida pela sociedade.

“Amo a cidade de Salvador pela sua magia, tudo tem um encanto especial, assim que cheguei aqui sabia que era um lugar no mundo aonde passaria muito tempo da minha vida. Para mim, é uma fonte de inspiração, não só na minha arte, mas no meu jeito de viver. O que mais gosto da cidade, é o aspecto cultural, como a cultura se mistura com as pessoas, com a arquitetura, com a natureza, essa humidade tropical que emana arte”, diz Nico.

Nico atualmente vive na cidade de Nova York, onde alterna entre arte fina e comercial, com diferentes focos, seja na pintura, fotografia, moda, direção de arte e várias áreas do design. Foi o co-designer de NICO & ADRIAN, sua linha de roupas, junto com Adrian, seu parceiro comercial.
“Eu tive uma linha de roupas por 10 anos com um companheiro, a marca continua, mas eu estou concentrado na minha arte e ele na marca. Nosso nome virou símbolo de vanguarda, especialmente após ter saído em várias capas de revistas no mundo, incluindo Vogue Itália com Linda Evangelista, e ter vestido artistas como Paris Hilton, Beyoncé, Marylin Manson, e muitos outros”, explica Urquiza.

Sobre a moda baiana, ele diz Salvador já foi inspiração de várias coleções da sua marca. “Adoro o trabalho da estilista e grande amiga Márcia Ganem”, diz.
Em relação à fotografia, ele explica que não existe comparação com a moda, ele é um observador, fica escondido atrás das lentes, transporta uma imagem e a compartilha com o mundo inteiro. “Fotografia é para mim uma das formas mais sutis e delicadas de compartir minha intimidade”, completa.

Seus planos para o futuro são praticamente inexistentes, pois ele afirma que vive o momento, o presente, mas tem projetos: “O futuro é muito distante na minha imaginação, mas tenho projetos, como viajar a Europa em Abril, e trabalhar para dois shows, um em Nova York e outro em Los Angeles nos quais fui convidado”, diz Nico.
Seu trabalho já foi publicado em inúmeras revistas, jornais, galerias, museus, shows privados, entre as mais notáveis: "Vogue"(Itália), "Art in America" (USA), L'uomo Vogue (Itália), Luire (Japão), "Preferences" (França), "STH" (USA), "The New York Times" (USA), "Bazar" (Brasil), "Numero" (França), e muitas outras.


Estefano Diaz
redacao@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário