A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
21/03/2010
Solve Sundsbo: Imagens Irretocáveis
Solve Sundsbo é um dos mais conceituados fotógrafos de moda e seu trabalho inovador, nunca deixa de merecer a atenção, se é sua nova campanha de perfume clássico YSL ou um editorial recentemente notório em V, as imagens que Solve cria são inesquecíveis.
Continuando nossa série exclusiva de colaboração entrevista com One Manegement, Christopher Michael senta-se com o próprio homem para dar uma olhada na mente por trás das imagens surpreendentes.
Christopher Michael: "Se eu tenho um estilo, é que eu não tenho estilo", a soma de seu estilo em suas próprias palavras, não poderia ter sido melhor dito. Se você ainda tem que ser limitado por nenhuma marca especial, então o que você acha que é a constante em seu trabalho que traz os clientes de publicidade e revistas de tanto bater na sua porta?
Solve Sundsbo: Eu espero que seja um nível de sofisticação e de qualidade. É difícil analisar seu próprio trabalho, mas acho que a constante para mim é que o trabalho mostra a minha curiosidade e respeito pelas pessoas que eu fotografo.
CM: Você já referenciado a incrível quantidade de dedicação que são trocadas durante uma relação de trabalho entre o 'professor' e seu assistente, ao falar sobre o seu tempo com Nick Knight. Você já teve uma relação semelhante com um de seus próprios assistentes que se sente comparável à que?
SS: Eu tenho tido muita sorte de ter tido incrivelmente dedicado assistentes, e eu não poderia escolher um especificamente. Não há garantia de que, infelizmente, se você é um bom assistente, você fará um bom fotógrafo. Nick foi um professor persistentemente bom para seus colaboradores durante o ano, e espero que eu possa levar esses ensinamentos para meus assistentes também.
CM: Tenho certeza que você vai. Você tem trazido uma observação incrível: que somos levados a acreditar que os corpos das mulheres só servem para vender produtos, mas quando você aplica essa mesma noção em um homem, você encontrou com alguma controvérsia. Você acha que ainda se aplica? Ou você também notou a nudez masculina cada vez mais sempre presente em páginas de hoje em editoriais?
SS: Bem, há um aumento do nível de nudez no mundo em geral, parece ter se tornado a norma. No entanto, é interessante como a nudez masculina fora do pornô gay ainda causa polêmica. Depois do nu feminino M7 de YSL, fizemos uma sessão de fotos com GQ Style com Tom Ford e cada pênis teve de ser censurado. Mesmo que não seja incomum a mostrar frontal nu feminino em revistas de moda, nus masculinos ainda são considerados um tabu.
Com relação à nudez masculina na publicidade o abdôme e os ombros largos são a norma, e eu acho que isso é tão lamentável, como o de mamas grandes e as meninas magras sendo usado para a moda. Algumas pessoas argumentam que estes são ideais saudáveis, mas é sobre os estereótipos que nos habituamos. E eu acho que é hora de todo esse molde possa ser quebrado. A diversidade é bonito.
CM: É verdade, e eu estou muito curioso ver como esse novo olhar para a anatomia masculina nos olhos da indústria se desenvolverá plenamente. Todos os fotógrafos não são capazes de se vangloriar igual sucesso tanto no editorial, bem como a publicidade, você parece fazer muito bem com os dois, qual é o segredo?
SS: É na abordagem, que eles têm uma igual importância. Um não funciona sem o outro. Talvez eu também tenha tido sorte em ter tido trabalho em propaganda que tem uma qualidade editorial e uma certa liberdade. É difícil manter o equilíbrio às vezes, no ano passado foi preenchido com demasiada publicidade, e eu quero fazer mais editorial deste ano.
CM: Muita propaganda nesta economia? Você é um homem de sorte. Quando se trabalha em campanhas com linhas lendárias, você foi capaz de trazer a sua direção de arte própria para a mesa. Estou bastante curioso quanto à resistência quanto você estava quando se reuniu, sugerindo a nudez frontal completa masculino para os Perfumes YSL.
SS: A nudez masculina não foi controversa com o cliente, como o cliente foi YSL quando Tom Ford estava no comando. Thomas Lenthal, que era o diretor de arte de YSL beleza, e discutimos em comprimento e elaboramos várias propostas, mas que ambos acreditavam fortemente em um nu frontal masculino. Esta casou muito bem à idéia de Tom de um homem com peito peludo em um mundo de torsos raspados.
CM: Visão do Tom de masculinidade é de forma alguma idéia comum de hoje em moda, é bom de ver. Apesar do estilo "não / style “em seu trabalho eu acho que existe um elemento de espiritualidade futurista que muitas vezes aparece em suas fotos, deixa-me perguntar sobre o que o reino existente dentro das fronteiras de sua mente seria como se um fosse a sorte de ter um feeling dentro de você?
SS: Acho que o aspecto futurista vem de um desejo de ver coisas novas. E obviamente que é mais fácil encontrar coisas novas em um futuro que no passado. Acho que há também uma esperança que as coisas serão melhores no futuro. Com o aspecto da espiritualidade dele, eu acho que é porque eu sou um romântico impossível.
CM: Ainda tenho muito que apreciá-los e encontrá-los intrigantes, por direito próprio, eu sempre me perguntei como as imagens irreconhecíveis acontecem, como você faz. Vocês vão nos com o intuito de nos desafiar desse jeito ou é simplesmente uma questão de suas imagens favoritas ao atravessar a edição final?
SS: Às vezes eu me concentro em detalhes e, às vezes a história realmente não é sobre uma pessoa. Eu sempre tento contar uma história e eu sempre tenho uma personagem em mente, e às vezes essa história e personagem se torna mais forte quando você não vê o rosto.
CM: Faz sentido. Em uma época em que tanto os seguidores da moda e criadores têm igualmente uma vez mais chamados a super poder de venda do Supermodels, o senhor tem comido no luxo de seu retorno maior nos últimos tempos, bem para que você é a principal diferença em trabalhar com uma super modelo contra a menina moderna "do minuto"?
SS: A razão pela qual elas são super modelos é muitas vezes esquecida. Elas não são necessariamente Super só por causa de sua aparência, mas porque são músicos incríveis na frente da câmera. Sendo um fotógrafo é fácil quando você trabalha com uma super modelo. Elas fazem isso muito do trabalho para você. Quando você trabalha com as novas modelos que têm o luxo de uma página em branco. Você pode aplicar muito mais de suas idéias na imagem sem que tenha conotação anterior. Às vezes você está com sorte e encontrar uma nova modelo com capacidade de interpretar o que você quer fazer, e muitas vezes tornam-se a Supermodels novas.
Estefano Diaz – Jornalista
redação@salvadorupdate.com
estefanodiaz@salvadorupdate.com
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