01/04/2010

Delicious Pinturas


Nascida em 3 de maio 1971, signo de Touro, Carmon Springs era modelo, fez muitos desfiles para Valentino, Toscani, Gianfranco Ferre, Fendi, Chanel, entre outros. Depois da modelagem se tornou uma maquiadora artistica para desfiles e também revistas como: HARPERS BAZZAR ITALIANA, ELLE, MADAME FIGARO, VOGUE FRANCESA. Trabalhou também para Saks 5TH Avenue, Lord y Taylor, Bloomingdales, VICTORIA´S SECRET. Já no caso de celebridades, maquiou Alicia Keys, Shirley Mallman, Isabela Rosselini, Aretha Franklin, Angelina Jolie, David Duchovny, Robin Williams, Celine dion, Naomi Campbell, Christy Turlington e Tyra Banks para nomear alguns. Morando em Manhattan, no Soho, foi para o Brasil com a revista Essence em 1998, e ficou maravilhada com o país. Fotografando no Pelourinho se encantou de cara com o clima e as pessoas. Voltou algumas vezes depois para ver se era tudo aquilo mesmo que havia achado, amou toda a cultura da Bahia e decidiu comprar uma casa em Salvador em 2004. A partir daí, começou a trabalhar com arte profissionalmente.



1 – Como você começou a se interessar pelas artes?

CS: Sempre, desde a vida inteira, desde criança eu fui introduzida pela professora Mrs.WEB, da sexta série, durante a aula de artes, vi que tinha aptidão em mim. Eu tinha talento, ela viu e me encorajou a seguir em frente.

2- Quais seus projetos? Seus planos pro futuro? Existe perspectiva em fazer de sua arte um negócio? Me fale um pouco sobre sua arte.

CS: Eu quero fazer uma exibição, uma coleção neo política, com toda minha arte, e com as peças icônicas, como Marilyn Monroe, John Glenn, Carmen Miranda, Mão Tse Tung, Stalin, Che Guevara. Não é meu desejo fazer arte para vender, eu faço porque eu gosto, é uma dádiva. Minha arte é composta predominantemente de quadros respeitáveis em formas de revistas de quadrinhos, também faço relógios, muito coloridos, simples, modernos, sem muito detalhes.

3 – Qual a relação da arte com o povo baiano e o americano?

CS: Eu sou muito fascinada pelo que os baianos são e pelos trabalhadores, que são também, baianos tem reputação de serem lerdos, preguiçosos, mas são os mais trabalhadores que eu já vi na vida, e nunca reclamam do trabalho mesmo debaixo de sol escaldante. A América tem sido sequestrada por Israel e não é a América que eu conhecia, da liberdade, foi completamente desmotivada com essa política sionista(Obtendo o seu nome de Sião (Sion, Zion) que é o nome de um monte nos arredores de Jerusalém, o Sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado Judaico, por isso sendo também chamado de nacionalismo judaico . Ele se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX, em especial entre os Judeus da Europa central e do leste europeu, sob pressão de pogroms e do anti-semitismo crônico destas regiões, mas também na Europa ocidental, em seguida ao choque causado pelo caso Dreyfus), essa agenda de armas e guerras. Eu acho que isso é muito errado.

4- Você acha que Salvador é uma boa cidade para realizar arte? O baiano tem o costume de comprar arte?

CS: Não acho, porque as pessoas aqui não têm respeito com pessoas que trabalham com artesenato, eu não acho que Salvador seja uma cidade boa para fazer arte, mas precisamos mudar e com conhecimento as pessoas mudarão de opinião. Baianos acham que têm que comprar arte para combinar com seus sofás, e arte deveria ser comprada porque mexeu com sua alma. Isso não acontece com somente baianos, mas com pessoas de todo mundo, querem combinar a decoração da casa e só.




5 – Qual é sua inspiração ao fazer uma peça? Quem são as pessoas que te influenciaram a ser o que você se tornou hoje? Você tem ídolos, se sim, quem?
CS: É sempre cor e são as cores primárias que cresci vendo no jardim de infância. Os artistas que me inspiraram muito e me inspiram até hoje são o Salvador Dali, Vermeer, entre outros. Minha mãe também é minha inspiração, porque ela me ensinou tudo do nada.

6- Existe alguém com quem você gostaria de trabalhar em conjunto?
CS: Gostaria muito de trabalhar com o Ty-ron Mayes, ele é um estilista, meu sonho é trabalhar com ele novamente, sou muito fã do seu trabalho.



7- Você faz peças de todos os tipos? Quadros, pinturas?

CS: Eu faço esculturas também.



8- É muito difícil montar uma peça? Demora quanto tempo para montar uma?

CS: Depende, pode demorar uma semana até um mês, pode chegar a ser dois meses. Uma peça pode começar sendo uma coisa e terminar sendo outra completamente diferente, como a Carmen Miranda que eu fiz. Demorei muito para chegar no final da pintura. A Marilyn eu fiz ela chorando e azul para destacar a humanidade dela e não uma loira burra como todos a retratam, quis mostrar que ela tem sentimentos. O Superman eu fiz muito grande porque ele é o super homem, mas ele tem muita emoção, por isso ele se pergunta “quem me salvará”, e isso mostra a sua vulnerabilidade.

Estefano Diaz
estefanodiaz@salvadorupdate.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário