17/09/2010

Festival de Teatro do Sudoeste Baiano divulga programação

O Festival acontece de 19 e 26 deste mês e a programação reúne oito espetáculos de seis municípios baianos. Pela segunda vez consecutiva, o Festival conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado através do Fundo de Cultura.

Um dos principais eventos culturais realizados na região do sudoeste da Bahia, o Festival de Teatro do Sudoeste acontece pela segunda vez com apoio da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA através do Fundo de Cultura. Durante sete dias o público poderá assistir a oito espetáculos produzidos por grupos residentes dos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Poções, Cândido Sales, Barra do Choça e Itabuna. O evento acontece entre os dias 19 e 26 de setembro na cidade de Jequié no Centro de Cultura ACM, equipamento da Fundação Cultural do Estado - FUNCEB, unidade vinculada à SecultBA.

O evento tem início no dia 19 (domingo), às 16h, com a apresentação do espetáculo “A Lógica do Eco”, da Cia. Mary Marie de Teatro do município de Vitória da Conquista. A peça discute a questão ambiental abordando temas como reciclagem, limpeza urbana, cuidados com bens públicos e conta a história de Bia. “Tivemos a idéia de abrir o festival com um espetáculo infantil porque vamos levar 300 crianças das escolas públicas da região no dia da abertura”, afirma Ricardo Barnabé, produtor e organizador do festival.

Os outros espetáculos selecionados foram: “Só se for a dois” da Cia. Mary Marie de Teatro do município de Vitória da Conquista; “De volta aos anos 50” da Cia. de Teatro Thiago Barbosa e “A vida de um cangaceiro José dos Vales” da Cia. Teatro Arte & Cena, ambos do município de Jequié; “Quem sou eu? Quem é você?”, do grupo de Teatro Coroá da cidade de Poções; “Agreste” do Grupo Art’Físico, da cidade de Cândido Sales e o espetáculo “Heranças de um mundo esquecido” da Cia. Itinerante de Artes Cênicas do município de Barra do Choça. No dia 26, o espetáculo convidado “Camila e Carolina” do grupo de Teatro Experiência Grapiúna da cidade de Itabuna, encerra o festival.

O produtor Ricardo Barnabé avalia a segunda edição do Festival como positiva e promete ampliar o evento para 2011. “Nossa próxima etapa é realizarmos o festival no sul e no extremo sul do Estado e no fim de 2011 pretendemos apresentar esses espetáculos em Salvador. É preciso que a capital reconheça a produção artística do interior”, afirma o produtor.

Para o diretor de teatro da FUNCEB, Gordo Neto, eventos como este, sendo realizados no interior do Estado e promovidos pela sociedade civil são exemplos de que o projeto de descentralização da cultura está dando certo. “Os festivais são importantes para difusão, intercâmbio e a formação de platéia. No interior, especificamente, toma uma dimensão simbólica enorme, posto que são raras as possibilidades de eventos congregadores em que grupos e artistas de uma mesma região se encontram”, conclui.

Para os organizadores, o Festival vai além de uma celebração artístico-cultural, pois se trata de uma proposta de mobilização regional pelo fomento ao teatro baiano.

O Festival contemplará diversas categorias com premiações em dinheiro, além do reconhecimento simbólico com a entrega de troféus.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Serviço
O Quê: II Festival de Teatro do Sudoeste Baiano
Onde: Centro Cultural ACM - Praça Duque de Caxias S/N – CEP.: 45.206-100 – Jequiézinho – Jequié-BA
Quando: 19 a 26 de setembro
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário