17/09/2010

Revitalização da Sala Walter da Silveira entra em nova etapa

Com ampla reforma do foyer, Sala Walter da Silveira vai funcionar provisoriamente em novo horário O processo de revitalização da Sala Walter da Silveira entra em mais uma importante etapa a partir do dia 20 de setembro.

Para adequar o espaço de exibição às normas vigentes de acessibilidade e remodelar todo o foyer e os banheiros; o cinema cult dos Barris manterá pelos próximos dois meses apenas uma sessão diária, às 19h; exceto às quartas-feiras, quando o tradicional “Projeto Quartas Baianas” conserva a faixa de horário das 20h.

Sala Alexandre Robatto – Também a Sala Alexandre Robatto, que ganhará reforma das poltronas e pequenos ajustes de infra-estrutura para maior conforto do público, terá sua programação suspensa por cerca de 40 dias, a partir do dia 20 de setembro.
Confira a programação das Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto

Sala Walter da Silveira
De 20 a 23/09
Mostra “1959: O ano Mágico do Cinema Francês”Seleção de clássicos celebra o ano em que Jean-Luc Godard, Alain Resnais, Claude Chabrol e Robert Bresson lançaram algumas das obras-primas que mudaram a história do cinema.

Dia 20/09
19h
Pickpocket (Pickpocket, França, 1959)
Direção: Robert Breson
Duração: 90 min.
Elenco: Marika Green e Martin LaSalle
Classificação 12 anos
Sinopse - O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspirado em “Crime e Castigo”, de Dostoievski.

Dia 21/09
19h
Hiroshima meu amor (Hiroshima Mon Amour, França, 1959)
Direção: Alain Resnais
Duração: 90 min.
Elenco: Emmanuelle Riva, Stella Dassas e Eiji Okada.
Classificação: 12 anos
Sinopse - Através do seu amor por um homem de outra raça, um japonês, uma atriz francesa evoca o passado, e outra paixão condenada: a relação com um oficial alemão durante a Ocupação. Viagem pelo tempo e pela memória, o desejo e a impossibilidade de esquecer, com argumento de Marguerite Duras.

Dia 23/09
19h
Acossado (À Bout de Souffle, França, 1959)
Direção: Jean-Luc Godard
Duração: 86 min.
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e Jean-Pierre Melville.
Classificação: 12 anosDia 22/09

Quartas Baianas
20h
Pati, o que vale esse povo? – Direção: Sophia Mídian e Denise Santos.
Documentário, 15 min. 2006
Sinopse - Realizado na Chapada Diamantina, o documentário retrata de forma espontânea e criativa o universo da comunidade do Vale do Pati, além de levantar a questão a respeito do remanejamento das famílias que vivem na área do Parque Nacional. Ao fundo, o esplendor de beleza desse oásis sertanejo, na produção independente sem orçamento, dirigida em parceria de Denise Santos.

A Visão de Dentro – Direção: Sophia Mídian
Documentário, 52 min. 2009
Sinopse - O filme experimenta a linguagem cinematográfica na medida em que manipula em função de uma provocação de sensações entre imagens e som do documentário. Um olhar inquietante é lançado sobre uma comunidade de sem-terras no assentamento Menino Jesus na região semi-árida baiana... Em contraposição a abordagem da grande mídia que enquadra o MST em reportagens noticiosas de seus conflitos, raramente imergindo no cerne da questão agrária. A Visão de Dentro revela o cotidiano, os sentimentos, conquistas e dificuldades de um povo lutador, que encontra na fé e na cultura a força necessária às batalhas da existência. Fruto da quarta edição do DOCTV, A Visão de Dentro marca a estréia da jovem Sophia Mídian e tem produção executiva de Cláudio Marques, via Coisa de Cinema. Fotografia Nicolas Hallet.

Sala Alexandre Robatto

Programação suspensa para reforma por 40 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário