A Prefeitura de Cairu, em parceria com a a Geo Innova, empresa incubadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Associação dos Municípios do Baixo-Sul (Amub´s) está fazendo um mapeamento de todos os produtos e serviços turistico da cidade.
A pesquisa faz parte do programa de Inventariação da Oferta Turística, que pretende avaliar os estabelecimentos comerciais, comunicação, energia, infra-estrutura ao turista, além dos pontos turísticos para fornecer um relatório ao Ministério do Turismo (Mint), com o diagnóstico completo do destino.
O processo de pesquisa e levantamento dos dados foi iniciado no mês de setembro. Novembro é o prazo estipulado para entrega das primeiras informações. Segundo Júlio Oliveira, Secretario de turismo de Cairu, 14 profissionais entre coordenadores, pesquisadores e digitadores participam do trabalho. “Estamos avaliando toda a oferta turística do município. A fase agora é de verificação do que podemos oferecer ao turista que procura Cairu, e quais as características do público que pode consumir os nossos produtos”, explica.
Além da sede, Boipeba e Morro de São Paulo já foram visitadas pela equipe. Os próximos destinos são Garapuá e Galeão. “O Inventário permitirá a Prefeitura diagnosticar deficiências, pontos críticos e desajustes existentes entre a oferta e a demanda turística, o que ajuda a otimizar os roteiros já consolidados, assim como criar novos roteiros nas demais localidades do município”, afirma o prefeito Hildécio Meireles.
Após a conclusão da pesquisa, todos os dados estarão disponíveis no portal do Ministério do Turismo, através do endereço eletrônico www.inventario.turismo.gov.br. Essas informações poderão ser acessadas por visitantes (estudantes, empresários e pesquisadores) e pela equipe técnica (Ministério do Turismo, Bahiatursa, Prefeitura de Cairu, etc).
Os elementos que constam no Inventário ganharão uma atualização. Um dos objetivos é que os municípios tenham respaldo necessário na hora de garantir os recursos federais para aplicação dos projetos turísticos. Segundo José Rodrigues, coordenador de pesquisa da Geo Innova, “o Mint deve definir o prazo da próxima atualização, que deve ser em 2 anos. Porém, os municípios não precisam ficar presos a datas. O importante é sempre manter a localidade habilitada junto ao Ministério”, conclui.
Cairu - terceiro detino mais procurado da Bahia
Localizado no Baixo Sul da Bahia, a 308 Km de Salvador, Cairu é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do Estado. Formado por 26 ilhas, Cairu é o único município arquipélago do Brasil, se destacam: Ilha de Cairu, Ilha de Tinharé e Ilha de Boipeba. Para acolher seus visitantes, o local possui uma infraestrutura hoteleira com cerca de 300 hotéis e pousadas, e mais de 20.000 leitos.
O município situa-se em uma região rica em bens culturais, possuindo dois sítios histórico-naturais classificados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: Centro Histórico da Cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além disso, Cairu possui 14 monumentos históricos nas diversas ilhas.
Quem vai à histórica cidade não pode deixar de visitar o Convento de Santo Antônio, o mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana, um dos primeiros do Brasil – e marco do Barroco brasileiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as ruas de pedra, os casarios coloniais e o cais do porto.
Além dos monumentos históricos, a região oferece inúmeras ilhas, cercadas de águas claras e mornas. Possui faixas de praias inabitadas e mata atlântica rica em fauna e flora tropical. Neste cenário, o visitante pode se desafiar em esportes de aventura, náuticos e nos passeios ecológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário