19/10/2010

PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL LANÇA NOVOS LIVROS

O PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL – IX Edição promove o lançamento dos livros “Cartas da Peste” de Mardônio, “Santo Antônio e Outros Cantos” de Jota Veloso, “Cada Dia Sobre a Terra” de Marcus Vinícius Rodrigues e o relançamento de “O Cruel Aprendiz” de Cleise Mendes, no dia 26/10 (terça), às 19h no Solar Cunha Guedes na Vitória.

O Projeto foi criado em 2002 pelo Banco Capital e, desde então, se tornou um dos maiores eventos culturais do calendário baiano, abrindo portas nas áreas da literatura, música e artes plásticas. Durante esse período, o Banco Capital (que completa 45 anos de fundação este ano) tem apoiado a cultura local sem lei de incentivo, patrocinando o lançamento de mais de trinta livros de autores baianos, vencedores do concurso do PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL e de renome como: Mabel Veloso, Cid Teixeira, Capinan, Matilde Matos, Aleilton Fonseca, Damário Dacruz e Carlos Ribeiro, todos publicados pela Editora EPP.

Na área musical patrocinou os CD’s de Vânia Abreu, Alexandre Leão e Mário Ulloa e nas artes visuais promoveu cinco exposições de grandes artistas plásticos, entre eles, Sérgio Rabinovitz, Fernando Oberlaender, Ladislau Reis, André Barbosa, Jair Gabriel e Mike Sam Chagas. Com “Cartas da Peste”, Mardônio venceu o concurso deste ano do PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL, categoria contos. O livro reúne onze cartas em forma de contos, ambientadas na Europa da Idade Média durante a peste negra.

Mardônio escreve há 8 anos e este é o seu primeiro livro. Quanto ao Projeto do Banco o autor comenta: “Acho fantástico! É um dos melhores concursos do país, principalmente pelo prêmio ser dado em livros e não em dinheiro”. Mardônio destacou também a organização, a isenção dos jurados e a qualidade gráfica dos livros lançados. “Santo Antônio e outros Cantos” do cantor e compositor Jota Veloso, reúne
trinta e três letras de músicas de sua autoria, algumas em parceria com grandes nomes da música, como Jorge Vercilo, Jorge Mautner e Roberto Mendes.

Cada letra destacada no livro é acompanhada de comentários e curiosidades relatados por Jota, contando o surgimento de cada trabalho, além de alguns dados importantes sobre as gravações existentes. “Fiquei muito feliz com o convite do Banco Capital para participar do projeto. É um grande instrumento de divulgação do meu trabalho na música, é um outro formato de divulgação”.

O livro vem acompanhado por um CD de Jota Veloso com sete músicas (todas incluídas no livro), entre elas “Santo Antônio” gravada anteriormente por Maria Bethânia e mais seis canções inéditas, que contam com a participação de Jorge Mautner, Gerônimo, Joatan Nascimento e Coro Doce. No dia do evento Jota Veloso fará um talk show, onde vai interpretar algumas músicas que estão no livro. “Cada Dia Sobre a Terra”, o mais novo livro do premiado escritor baiano Marcus Vinícius Rodrigues, reúne sete contos que mostram os dias da semana segundo a religiosidade baiana. Cada conto retrata personagens comuns da cidade de Salvador, que recebem uma intervenção sobrenatural em algum momento de suas vidas.

As histórias se passam em diferentes dias da semana, mostrando a inspiração e a simbologia do orixá regente daquele dia. Marcus Vinícius Rodrigues publicou seu primeiro livro de poesia em 2001. Entre outros prêmios, recebeu Menção Honrosa do PROJETO DE ARTE E CULTURA DO BANCO CAPITAL em 2004, 2005 e 2006 e em 2009 foi premiado no Concurso nacional de Contos Newton Sampaio da Secretaria de Cultura do Paraná.

Sobre o Projeto, Marcus afirmou, “Hoje é o prêmio mais importante da Bahia e tem sempre uma comissão julgadora de alto nível e com isenção. Como finalista por três vezes, posso comprovar o processo de seriedade na seleção”.

O PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL vai aproveitar a data para relançar o livro de poesias “O Cruel Aprendiz” da dramaturga, pesquisadora, poeta, contista e ensaísta Cleise Mendes, que devido a problemas de saúde não pode participar do lançamento do livro na edição passada. Professora de teatro da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia, Cleise é autora de vários livros e de mais de trinta textos para teatro, sendo que alguns foram publicados como “Lábaro Estrelado” e “Bocas do Inferno”. Em 2009 o seu livro “A Gargalhada de Ulisses – A Catarse na Comédia” foi indicado para o prêmio Jabuti da Câmera Brasileira do Livro, um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira.

O que: Lançamento dos livros do PROJETO DE ARTE E CULTURA BANCO CAPITAL
2010, com o talk show de Jota Veloso.

Livros: “Cartas da Peste” - Mordônio;
“Santo Antônio e Outros Cantos” – Jota Veloso;
“Cada Dia Sobre a Terra” – Marcos Vinícius Rodrigues;
“O Cruel Aprendiz” – Cleise Mendes.

Quando: 26/10 (terça-feira) às 19h

Onde: Solar Cunha Guedes – Corredor da Vitória

Entrada: Para convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário