19/10/2010

UM ENCONTRO COM A LOUCURA

Destaque do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia, Material Bruto, do cineasta mineiro Ricardo Alves Júnior, propõe uma reflexão sobre a loucura


Quatro pessoas esperando um instante para sair de si. Essa é a sinopse de Material Bruto (2005), do cineasta mineiro Ricardo Alves Júnior. O filme, um curta-metragem de 17 minutos - que foi um dos destaques do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia - mostra quatro pessoas (duas mulheres e dois homens), com idades entre 35 e 60anos em uma casa antiga tentando dizer ao espectador o que é a loucura, através do corpo: gestos, ações, movimentos.

Não fosse por um ‘pequeno’ detalhe, o filme talvez seria um mero clichê: todos os atores envolvidos, pacientes dos centros de convivência da rede pública de saúde mental de Belo Horizonte, têm, na vida real, diagnóstico de esquizofrenia e psicose.

(Assista ao filme: http://www.portacurtas.com.br/pop_boasvindas.asp?cod=8753&exib=1)

“Esse filme foi feito com os atores, a partir do que eles queriam contar, expor, exprimir. O único roteiro foi um pedido: ‘contem com o corpo o que é a loucura’. E foi o que eles fizeram. Portanto, o próprio filme foi construído durante os processos de ensaios e filmagem”, explica o diretor Ricardo Alves Júnior.
Se, para ele, a película é a própria metalinguagem do fazer cinematográfico, para o público, a impressão que fica é a notória metalinguagem da loucura falando de si mesma.

“Eu quis fazer um filme que rompesse também com a montagem do cinema tradicional, que tivesse uma outra relação com o tempo, já que a loucura não é passado, nem futuro, mas estado presente”, frisa Ricardo.

A ideia do filme surgiu a partir de um encontro casual com os atores, durante os ensaios de um grupo de teatro do qual eles faziam parte. O prestígio alcançado pelo filme - ganhador de inúmeros festivais, no Brasil e no exterior (veja a ficha técnica) - alçou os atores à condição de artistas, explica Ricardo Alves Júnior: “Eles (os atores) sentiram que podem ser reconhecidos, sim, através da arte. Nesse sentido, fico feliz de ter contribuído não só para a inserção social e produtiva dessas pessoas, mas pelo reconhecimento delas como artistas. Afinal, se a arte puxa tanto do inconsciente, do que é difícil dar nome, das associações que a gente não entende, a loucura joga na cara a própria forma de criar”.

FICHA TÉCNICA

Material Bruto (Raw Material)

Gênero: Experimental, Ficção
Diretor: Ricardo Alves Júnior
Ano: 2007
Duração: 17min
Cor: indisponível
País: Brasil
Local de produção: RJ

Fotografia: Byron O'Neill Roteiro: Juliana Barreto, Ricardo Alves Júnior, Byron O'Neill Direção de Arte: Patricia de Moraes Montagem: Guilherme Reis, Ricardo Alves Júnior Trilha Sonora: Nelson Cavaquinho


Sinopse: Afora nos corredores do edifício, caminha a mulher-náusea. Adentro, mulher-cabelo, homem-cigarro e homem-música esperam o momento de fuga, um instante para sair de si. Material bruto é um trabalho realizado com pacientes dos centros de convivência da rede pública de saúde mental da cidade de Belo Horizonte.


Prêmios

Melhor direção no FENAVID - Festival Internacional de Vídeo 2007
Melhor Curta brasileiro no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2007
Prêmio Aquisição Sesc TV no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2007
Menção Honrosa no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira 2007
Prêmio Caleidoscópio no Festival Novos Realizadores do Mercosul 2007
Melhor Curta brasileiro no Mostra Curta Goiânia 2007
Prêmio do Júri no Cine Esquema Novo - Porto Alegre 2007
Festival de Tiradentes 2007
International Video-Art Biennal in Israel 2008
Oberá en Cortos 2007
Vídeo Brasil 2007
Alucine - Festival de cinema latino de Toronto 2008
Mostra do Filme Livre 2007

Festivais
Festival de Tiradentes 2007
International Video-Art Biennal in Israel 2008
Oberá en Cortos 2007
Vídeo Brasil 2007
Alucine - Festival de cinema latino de Toronto 2008
Mostra do Filme Livre 2007


***
S E R V I Ç O O Quê: 1º Festival de Cinema Universitário da BahiaQuando: 14 a 18 de outubro 2010
Onde: Cinema do Museu (Circuito de Cinema Saladearte) e Unijorge
Informações: www.unijorge.edu.br/festivaluniversitarioValor: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário