08/10/2010

Quinteto Persch estreia em Salvador com repertório de clássicos no acordeom



Único grupo brasileiro com esta formação fará repertório de música de câmara e erudita resgatando a música de sanfona com turnê pelo Nordeste.


Com o objetivo de resgatar e difundir o Acordeon e propiciar a troca cultural entre as regiões brasileiras, o grupo gaúcho Quinteto Persch estreia em Salvador, no próximo dia 20, a turnê Clássicos do Acordeon, inédita no nordeste. Em única apresentação, o quinteto, formado por acordeonistas profissionais, entre eles Astor Piazzolla, Guerra-Peixe, Ferenc Farcas e Rossini, interpretará canções do mestre do Tango, Astor Piazzolla, além de Heitor Villa-Lobos.

O concerto gratuito será realizado às 20 horas no Teatro Vila Velha e apresentará uma releitura da música de câmara e também do repertório erudito instrumental, através de arranjos especiais para nossa tradicional sanfona.A turnê é fruto do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica e acontece entre os dias 20 e 25 de outubro nas cidades de Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió(AL), Garanhuns (PE), Campina Grande e João Pessoa (PB).

Os shows, com aproximadamente 60 minutos de duração, terão início sempre às 20h, a entrada é livre e o acesso será por ordem de chegada aos teatros. Formado em 1999, o Quinteto Persch é o único grupo atuante no Brasil com esta formação. Idealizado por Adriano Persch, ele reúne um time de acordeonistas profissionais com formações variadas: seja com bacharelados e licenciaturas em música, seus componentes também são membros de orquestras. Fazem parte da trupe o próprio Adriano, além de Fernando Santos, Daniel Castilhos, André Machado e Luciano Rhoden.



Segundo Adriano Persch, o Quinteto tem como objetivo difundir o Acordeon através da música de câmara. “Queremos mostrar a versatilidade e oportunizar a exploração do instrumento com repertório erudito”, revela. A turnê pretende ainda propiciar a troca cultural entre as regiões brasileiras e resgatar o uso do acordeon como instrumento de música instrumental coletivo, que possa despertar no expectador a reflexão acerca da diversidade e riqueza cultural brasileira.

O programa do Quinteto Persch na turnê nordestina prevê a execução de 15 obras de autores originários do Brasil, Hungria, Argentina, Itália e República da Armênia. Na apresentação, o grupo traz uma nova leitura para o repertório erudito instrumental através de arranjos elaborados, em um projeto com estética contemporânea que utiliza o acordeon de forma original. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas através do http://www.quintetopersch.com. No site, o internauta pode conferir vídeo e áudio da banda, além de baixar partituras gratuitas para acordeon mediante cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário