08/10/2010

A VEZ DO CINEMA UNIVERSITÁRIO

Salvador sedia 1º Festival de Cinema Universitário, com programação que contempla 50 filmes de oito estados do país.

Transformar Salvador, durante cinco dias, em pólo de discussão, produção e difusão do cinema universitário brasileiro. É essa a proposta do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia, que traz a Salvador 50 filmes de oito estados entre os dias 14 e 18 de outubro, no Cinema do Museu (Circuito de Cinema Saladearte), no Corredor da Vitória, e na Unijorge, na Avenida Paralela.

Idealizado pelo professor universitário e diretor cinematográfico Max Bittencourt e com realização assinada pela Multi - Planejamento Cultural, o evento é voltado à produção universitária nacional, e prima pela busca de experimentações que transitem por uma linguagem cinematográfica própria, nos mais variados
formatos.

“Surpreendentemente, as produções universitárias têm revelado ótimos roteiros, muito bem executados e jovens diretores com um futuro promissor, portanto, um festival como esse pode alavancar a carreira desses filmes. Não muito raro, é o que temos visto, os diretores põem seus filmes embaixo do braço e percorrem o país exibindo seus trabalhos e, muitas vezes, trazendo prêmios na bagagem”, argumenta Max.

Mais de R$12 mil em prêmios – Através de duas grandes mostras de cinema com 50 filmes de curta-metragem selecionados de 8 estados brasileiros, o 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia vai oferecer mais de R$12 mil reais em prêmios. Desses, os 10 melhores participam da Mostra Competitiva Oficial e os demais participam da Mostra Informativa.

Os prêmios serão distribuídos entre os três primeiros colocados da Mostra Competitiva e mais duas premiações especiais: Júri Popular - premia o melhor filme entre os 50 selecionados para esse Festival - e Prêmio ABCV - oferecido pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo e voltado para o melhor filme baiano escolhido entre os 50 totais. A lista dos 50 filmes selecionados está disponível no site do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia, www.unijorge.edu.br/festivaluniversitario.

Programação diversificada – A programação do 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia, conectada com o universo das novas tecnologias e novas propostas audiovisuais, contempla, ainda, três mesas-redondas: Novas formas de produção; Formação e Ensino Superior para Cinema; Curta em Todas as Telas – Difusão e Distribuição do Conteúdo de Curta Duração; três encontros temáticos com diretores de cinema: Cinema por Celular, com Nacho Durán; Cinema e Baixo Orçamento, com Ricardo Alves Jr.; e Suportes de captação e novas formas de exibição, com Priscila Brasil.
Duas oficinas gratuitas, voltadas para o público e para os 10 diretores selecionados para a Mostra Competitiva, são destaques do Festival.

Já estão confirmadas as oficinas de Cinema para Celular (20 vagas), com Nacho Durán; Roteiro de Ficção (30 vagas), com Ana Paula Guedes; e Elaboração de Projetos Audiovisuais e Co-produção Internacional (30 vagas), com Vânia Catani. As inscrições para as oficinas devem ser realizadas até o dia 12.10 por e-mail, festivaluniversitariobahia@gmail.com.

“O Festival está sendo concebido não apenas para servir como uma ‘vitrine’ para apresentação de trabalhos produzidos no âmbito das universidades, mas também para preparar jovens talentos para seguir carreira profissionalmente”, ressalta Max Bittencourt.

O 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia é uma realização da Multi - Planejamento Cultural, que conta com o patrocínio do Programa Vivo Arte.mov através do Fazcultura, e tem como parceiros a Unijorge, Dimas, Circuito de Cinema Saladearte e TVE.

***
S E R V I Ç O
O Quê: 1º Festival de Cinema Universitário da Bahia
Quando: 14 a 18 de outubro 2010
Onde: Circuito de Cinema Saladearte e Unijorge
Informações: www.unijorge.edu.br/festivaluniversitarioValor: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário