19/11/2010

Exposição “Entre a Maré e o Dendê” tem abertura dia 27 de novembro no Centro de Abastecimento Iguatemi, em Maragogipe

A exposição foi contemplada pelo edital Matilde Matos - Apoio a Curadoria e Montagem de Exposições no Estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.

A importância dos negros na manutenção das atividades pesqueiras no Recôncavo é tema da exposição Entre a Maré e o Dendê. A exposição que tem início dia 27 de novembro de 2010 e vai até dia 12 de março de 2011, pode ser conferida no Centro de Abastecimento Iguatemi, localizado no centro da cidade, de Maragojipe (a 133 km de Salvador).

A exposição tem como curador o fotógrafo Marcelo Reis e foi contemplada pelo edital Matilde Matos - Apoio a Curadoria e Montagem de Exposições no Estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia e recebe ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Maragojipe e da Associação de Pescadores e Moradores do Angolá (AMAN).

Entre a Maré e o Dendê foi clicada pelo fotógrafo Tito Casal que retratou através de suas lentes, diversos momentos da vivência dos pescadores e marisqueiras da Baía do Iguape, Recôncavo da Bahia. Nas 46 imagens que compõem a exposição, é notória a sensibilidade do artista ao captar as expressões do dia a dia da população local.

A exposição é um recorte estético da pesquisa etnográfica de Mestrado em Etnozoologia, intitulada Maré, Mangue e Marisco: Etnoecologia da Pesca Artesanal na RESEX Marinha da Baía do Iguape, realizada entre 2008 e 2009 pelo biólogo e fotógrafo Tito Casal.

Segundo o curador Marcelo Reis, a exposição mostra a ligação do pescador com o mangue e o mar, que é sempre muito íntima. "A relação dos pescadores com o mar é como um ciclo, que nunca se encerra. O homem se alimenta do mar e quando morre, o mar o aceita de volta", explica Reis.

Para Tito, a exposição também tem o sentido de valorizar os saberes e fazeres de marisqueiras e pescadores artesanais maragojipanos e de todo Recôncavo, além de contribuir para a afirmação da identidade e fortalecimento da cultura pesqueira local, que para ele, é marginalizada e pouco valorizada se observada a sua relevância na participação cultural e econômica na região.

"A exposição vai servir para dar visibilidade ao trabalho árduo do pescador, que tem uma história centenária no Recôncavo Baiano, mostrando para aqueles que desconhecem, alguns caminhos percorridos pelos trabalhadores das águas do mar e do lodo do mangue, antes do pescado chegar ao prato e ser consumido com azeite de dendê", informa Casal.

Sendo inaugurada no mês da Consciência Negra e fortalecendo através das artes visuais a importância da atuação do negro na localidade, a exposição conta ainda em sua programação cultural com a apresentação de grupos da região maragojipana: Origens Africanas (capoeira), Só pra Agradar (samba de roda), apresentação do grupo de dança e teatro comunitário de Capanema, além de uma feira de comidas típicas do Angolá.

Sobre o fotógrafo - Natural de Salvador, onde reside, o fotógrafo, professor de fotografia e biólogo Tito Casal aproximou-se da fotografia após o início de suas pesquisas etnográficas com povos tradicionais nos estados da Bahia e do Pará, interessando-se pelos aspectos culturais e comportamentais da humanidade e seus símbolos identitários.

Em 2007, participou do I Salão Nacional de Fotografias do Mar, organizado pela Marinha do Brasil, sendo premiado em 1º lugar com a obra “Salto de Todos os Santos”. Em 2009, teve obras selecionadas em concursos fotográficos como o II Prêmio Fotoarte Brasília, III Salão de Fotografias do Mar e o I Concurso da Abralatas.

Serviço:

O que: Exposição Entre a Maré e o Dendê, do fotógrafo Tito Casal
Quando: De 27 de novembro de 2010 a 12 de março de 2011
Onde: Centro de Abastecimento Iguatemi, Maragojipe – BA
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário