19/11/2010

GRUPO TEATRO NU SELECIONA TEXTOS INÉDITOS PARA PROJETO TEATRO NU CINEMA



Dramaturgos e roteiristas baianos podem participar da seleção

Inscrições: até o dia 26/nov

No ano em que completa cinco anos de fundação, o grupo Teatro NU, referência do teatro baiano, dirigido por Gil Vicente Tavares - um dos mais renomados diretores teatrais do estado - está selecionando, até o dia 26 de novembro, textos curtos inéditos de dramaturgos e roteiristas baianos para a segunda edição do projeto Teatro NU Cinema.



Com o tema Teatro NU Cinema – Mostra Bahia, a proposta é divulgar e valorizar a dramaturgia entre o público de cinema, o projeto vai levar, gratuitamente, para esses espectadores dois espetáculos montados a partir de dois textos inéditos selecionados e encenados pelos atores baianos Carlos Betão e Marcelo Praddo, integrantes da companhia. As apresentações vão acontecer no período de 14 de janeiro a 6 a de fevereiro, na SaladeArte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de sexta a domingo, sempre antes das últimas sessões do dia.

Para participar, o candidato deve preencher uma Ficha de Inscrição disponível no site do grupo, www.teatronu.com, e entregá-la na produtora Multi Planejamento Cultural, até o dia 26 de novembro, conforme endereço divulgado pelo Regulamento da seleção, juntamente com outros documentos previstos pelo regulamento – o qual também pode ser acessado tanto no site da companhia, quanto neste endereço eletrônico: http://www.teatronu.com/Regulamento2%20(1).pdf. A confirmação da inscrição, no entanto, será feita por uma equipe da produção do Teatro NU Cinema – Mostra Bahia, através de um e-mail institucional.

Os dois autores cujos textos forem selecionados para montagem no Teatro NU Cinema – Mostra Bahia vão ganhar, cada um, um prêmio em dinheiro no valor de R$1 mil, como pagamento pelos direitos autorais de utilização das peças. As peças que forem submetidas à seleção devem ter uma duração mínima de 15 minutos e máxima de 25 minutos. Os textos vencedores serão escolhidos pela equipe integrante da montagem, composta pelo diretor teatral Gil Vicente Tavares e pelos atores Carlos Betão e Marcelo Praddo.

“A ideia é que esse projeto comece a integrar o calendário de verão da cidade. Por se tratar de peças curtas, leves, creio que são uma alternativa para se fazer teatro em plena efervescência da cidade, de forma ligeira, divulgando nossa arte e, quem sabe, despertando a curiosidade de turistas que não estão somente à procure de praias e festas em Salvador”, oberva o diretor Gil Vicente Tavares.

Teatro Nu Cinema - Realizado em 2009, o projeto Teatro NU Cinema – Mostra Tchekhov trouxe ao palco do cinema da Sala de Arte da UFBA três peças curtas do escritor russo. Nesta segunda edição, prevista para o verão de 2011, o Teatro NU pretende incentivar a produção da dramaturgia na Bahia, através da seleção de duas peças curtas de autores do estado, a serem montadas dentro do formato da primeira edição do projeto.

O projeto, cuja primeira edição foi em 2009, é financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do Edital de Demanda Espontânea e uma realização do grupo Teatro NU em parceria com a Multi Planejamento Cultural.

(18.11.2010) ****O Teatro NU foi criado em 2006. O Grupo tem como proposta a permanente discussão e produção do teatro no que se refere à montagem de textos inéditos, de autores baianos, brasileiros e estrangeiros, colocando a dramaturgia sempre como foco e divulgando uma arte que é sempre tida como morta, mas que se renova e toma fôlego nos quatro cantos do mundo.

Além disso, pretende ser um núcleo artístico, aberto a trocas e intercâmbios, mas que foca seu trabalho, principalmente, na pesquisa diária de idéias necessárias ao palco, num processo interno de diálogo entre seus componentes. Além de Os Javalis, O Teatro Nu também assina a montagem Os Amantes II (2006) e do projeto Teatro NU Cinema (2009).

S E R V I Ç O :

O quê: Seleção de textos para montagem do projeto Teatro NU Cinema – Mostra BahiaOnde: em Salvador
Data: inscrições até 26 de novembro
Local: Multi Planejamento Cultural – Rua Martagão Gesteira, 101, Graça, CEP: 40150-390
Mais informações: (71) 3237-9678

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral: Gil Vicente Tavares
Direção de Arte: Eduardo Tudella
Elenco: Carlos Betão e Marcelo Praddo

Nenhum comentário:

Postar um comentário