19/12/2010

Alexandre Peixe e sua ascensão ao estrelato



Quem disse que baiano não nasce estréia tem toda razão. Muitos ficam evitando esta estréia como é o caso de Alexandre Peixe que sempre compôs em paralelo à vida profissional. Andou pelas carreiras de direito, medicina e administração, mas sempre ligado à música.

Celeiro de artistas e compositores de sucesso, a Bahia sempre presenteia o país com hits que embalam gerações.

Com apenas quatorze anos, Peixe que sempre gostou de juntar melodia com letra começou a ouvir dos amigos que suas canções tinham que ser gravadas por artistas já consagrados.

Batendo de porta em porta e conhecendo pessoas certas chegou até Ricardo Chaves que em 1993 gravou pela primeira vez uma composição de sua autoria. Hoje, são mais de 40composições emplacadas que embalaram muitas edições do maior carnaval do planeta, de Salvador, e as micaretas que pipocam pelos quatro cantos do país.

Peixe desfruta de grande prestígio. Prova disso, é que suas canções já foram gravadas por grandes nomes da música como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Claudia Leitte, CHEIRO DE AMOR, ARAKETU, Jammil e Uma Noites, Ricardo Chaves, KLB e em outras vertentes como o sertanejo com César Menoti e Fabiano, Jorge e Mateus, Maria Cecília e Rodolfo e até o hitmaker Latino.

“Para compor não existe uma fórmula. A gente se baseia em tudo o que a gente respira, em nossas relações, em nossa experiência de vida, o que lemos, o que assistimos e o que se ouve. Pode acontecer desde uma conversa de bar ou até mesmo de uma gíria. Qualquer coisa pode ser matéria-prima e isso aí soa para nós compositores como uma idéia e vira uma música”, comenta o baiano.


Peixe, o cantor

Peixe tocava guitarra com amigos da escola, na sua banda de rock no final dos anos 80e participava de concursos de música no colégio Antônio Vieira. Em 1998 começou a trilhar sua carreira de cantor profissionalmente com a banda Baranga Pintada.

Em 2005, com o projeto “Alexandre Peixe canta Axé das Antigas” pelos palcos da capital baiana e com cd “Acústico Luau Bahia” foi descoberto pelo empresário Rodrigo Mello, do Grupo Notável. E desde então, há cinco anos, vem levando seus hits pelo Brasil a fora.

O segundo cd lançado, “Alexandre Peixe Ao Vivo em Salvador” foi um registro deste repertório que compunha o projeto “Axé das Antigas” juntamente com algumas canções inéditas como “Não vale a pena te esquecer” – o primeiro sucesso como cantor.

O primeiro registro audiovisual, “100% Peixe” (2007) traz dez composições de Peixe (a grande maioria em parceria com Beto Garrido) que fizeram sucesso na voz de outros intérpretes em uma batida mais intimista e acústica.

O segundo registro, cd e dvd Alexandre Peixe “Peixe ao vivo em Salvador” (2008) pontua a carreira de Peixe no cenário brasileiro com mais força. Com repertório quase todo autoral, onde as grandes canções de sua carreira como "Não Vale a Pena Te Esquecer" e "Você Vai Pirar" dividem espaço com várias inéditas: “Eu sou mais você”, "Não Dá Pra Te Perder" com incidental de "Back On The Chain Gang", dos Pretenders; "Pra Falar a Verdade", de refrão contagiante; "E Você Nem Aí" que vem pra cadenciar o clima, num momento acústico, quando o cello dá o tom romântico da letra apaixonada.

São 11 faixas inéditas e algumas participações especiais: Durval Lelys, o vocalista do Asa de Águia, empresta sua voz à música "Me Liga", sucesso da carreira de ambos. Larissa Luz, a voz feminina do Ara Ketu, divide com Peixe os vocais de "Sem Essa!". E a dupla sertaneja, Jorge & Mateus, canta com ele o sucesso composto por Jorge, "Querendo Te Amar", que é hino nas exposições do interior do país. A parceria dos três também está no segundo álbum da dupla com a música "Não sai da minha vida" (autoria também de Peixe).

Encerrando o pacote em faixa bônus, o tema brincalhão "Já Que Minas Não Tem Mar, Eu Vou Pro Bar" composta numa mesa de boteco no sul de Minas, aqui numa gravação ao vivo feita com o coro uníssono de mais 100 mil vozes num Mineirão lotado no evento Axé Brasil.


Carnaval de Salvador

A estreia no maior carnaval do planeta foi em 2006, no circuito Barra-Ondina puxando um dos blocos mais disputados de Salvador, o Harém (as mulheres são convidadas durante todo o ano e os homens pagam o abadá).

De lá para cá é presença garantida na festa puxando o Harém na quinta; passando para uma canja especial no Camarote Harém e lançou o Bloco Open Barra que trouxe novidades para o circuito em 2009 e 2010 por ser o único bloco open bar. Em 2011 continuará dando continuação ao projeto Harém.

Eletrônico

Antenado às redes sociais a mistura de ritmos ao som baiano, Peixe lançou um conteúdo exclusivo em parceria com DJ Ricardo Ferraro; Peixe Remixes. São músicas do artista remixadas para pular de ipod para ipod e levar seus hits para a vertente eletrônica e comunidades do mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário