07/12/2010

Natal Remix: programação contemporânea e de alto nível no Pelô



Pelo segundo ano consecutivo o projeto levará ao Centro Histórico de Salvador um novo conceito de celebração natalina.

Em 2010, a segunda edição do Natal Remix trará inovação e boa música às comemorações natalinas do Centro Histórico de Salvador (CHS). Iniciado no ano passado, o projeto, idealizado pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), proporciona a baianos e turistas uma festa diferente, marcada por rupturas e sutilezas que agradam a todos os gostos.

E para levar ao público algumas noites mais felizes, entre 15 e 18 de dezembro, a Praça das Artes receberá grandes nomes da música instrumental e eletrônica nacionais, com realização da Expo Eventos Ltda, produtora executiva licitada para o Natal Remix.

Na edição anterior (2009), o Natal Remix apresentou a ideia ousada de buscar incorporar à celebração natalina elementos modernos. "Oferecemos uma programação que mesclou o tradicional e o contemporâneo, em uma festa de diversidade e bom gosto", afirma a diretora do Programa Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto. Em 2010, a ruptura com a comemoração clássica passa a ser uma marca do projeto que dará prosseguimento à celebração modernizada da festa natalina.

No Pelourinho, o Natal será festejado com diversos estilos, do erudito ao popular passando por vertentes autênticas e atuais. Orquestras, música eletrônica, regional, MPB, surfmusic, psychobilly, ska, polca e outros ritmos musicais mixados são alguns dos destaques. Tudo isso em uma recombinação de linguagens artísticas que contará ainda com intervenções audiovisuais que irão permear as apresentações.

Para a curadora artística do Natal Remix, Andrea May, “o projeto surgiu com o intuito de apresentar outras linguagens musicais aos baianos na época do Natal, e isso se concretizou através da música instrumental, eletrônica e linkando com a virtualidade”, disse. “A intenção sempre foi conectar as pessoas através da boa música”, completou May.



Pensando em complementar o projeto que foi apresentado no ano passado, o Natal Remix 2010 vai trazer um mix de música eletrônica e música orgânica com performances audiovisuais. Toda a parte eletrônica da festa ficou sob a responsabilidade da curadoria do músico e produtor Vince Athayde.

“Através das intervenções urbanas queremos dar outro sentido ao Natal, com a intenção de fugir ao óbvio”, afirma o curador. Para Vince, essa integração é uma tendência no cenário cultural mundial, e que está começando a se desenvolver agora na Bahia.

Além disso, o Natal Remix traz o compromisso ambiental com a Tenda Cult, espaço destinado à coleta de lixo eletrônico e tecnológico. “A tenda de coleta de lixo eletrônico sempre esteve como algo importante do projeto Natal Remix, já que cuidar do planeta é algo relevante e muito em voga na atualidade”, afirmou Andrea May.

Dessa forma, quem possui materiais como celulares quebrados, baterias velhas, monitores sem funcionamento, carcaças de computadores e todo tipo de equipamento que não deseje mais, poderá aproveitar a oportunidade para descartá-los de maneira ecologicamente correta e ajudar a diminuir os danos que podem causar ao meio ambiente, caso sejam despejados inadequadamente.

A Tenda Cult contará com a parceria de Joandro e Joseval Araújo, ativistas baianos que mantêm um trabalho voluntário de coleta e destinação destas peças para reaproveitamento, e do Programa MetaRede, responsável por 11 centros de coletas nos bairros periféricos de Salvador.

Atrações – Durante o Natal Remix a Praça das Artes irá se transformar em palco para o que há de mais atual na música nacional. Um dos conceitos do projeto é o de realizar duetos entre artistas como o jovem talentoso Yamandu Costa, grande fenômeno da música brasileira instrumental, e Hamilton de Holanda, que reinventou o bandolim ao adicionar duas cordas extras e, aliado à velocidade dos solos e improvisos, repagina a imagem deste emblemático instrumento.

Já a cantora mineira criada na Bahia, Jussara Silveira, irá apresentar ao lado do instrumentista Luiz Brasil o show Nobreza que reúne canções escolhidas a dedo para a elogiada apresentação de formação de voz e violão, sucesso de público em diversas capitais do país.

Os contemporâneos Moreno Veloso e Pedro Sá, que vêm se constituindo como dois nomes da maior relevância na música atual brasileira, irão apresentar juntos o trabalho influenciado pelo rock e por toda a trajetória musical familiar, trazendo o diálogo entre os seus estilos e as personalidades.

A cada dia o desfile de talentos levará ao público agradáveis surpresas como o encontro entre o mestre do acordeon Toninho Ferragutti e a discípula baiana Lívia Matos, com participação especial do Quinteto da Paraíba, um grupo de cordas com técnicas de música de câmara e suingue de música popular.

Outro grupo emergente da cena alternativa nacional que irá participar da festa natalina no Pelô é a Camarones Orquestra Guitarrística. A banda potiguar de música instrumental calcada no rock mistura ainda elementos de ska, pop, surf music e punk.

O grupo tem sido apontado pela mídia como uma das revelações dessa nova cena da música instrumental nacional. A programação contará ainda com a utilização dos mecanismos e expressões da cultura eletrônica através de intervenções realizadas por VJs, DJs, produtores musicais e coletivos visuais como o Visualfarm, que executa intervenções urbanas inovadoras, com alternativas criativas e de alto impacto, sempre visando a máxima interatividade com o público.

Serviço:

O quê: Natal Remix
Quando: de 15 a 18 de dezembro
Onde: Praça das Artes – Pelourinho
Horário: a partir das 18h30
Quanto: Gratuito

Programação

Quarta-feira, dia 15 de dezembro
18h30 – DJ Residente: Sankofa
20h00 – Camarones Orquestra Guitarrística
21h30 – O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes
22h30 – Live: Duduo Caribe e Da Ganja + Coletivo Visual Farm (SP)

Quinta-feira, dia 16 de dezembro
18h30 – DJ Residente: Sankofa
20h00 – Orkestra Rumpillez
21h30 – Jussara Silveira e Luiz Brasil
22h30 –Live: M.A.S. Mystika Afrodelic Sound

Sexta-feira, dia 17 de dezembro
18h30 – DJ Residente: Sanfoka
20h00 – Livia Mattos
21h30 – Toninho Ferragutti. Participação especial: Quinteto da Paraíba
22h30 – Live: Totonho e O Cabra + VJ Kamikaze

Sábado, dia 18 de dezembro
18h30 – DJ Residente: Sankofa
20h00 – Moreno Veloso e Pedro Sá
21h30 – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda
22h30 – Live: Baiana System + Vj Davi Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário