A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
29/12/2010
Poder público estabelece responsabilidades para o Carnaval 2011
Assinado nesta terça-feira (28/12), no Gabinete do secretário de Cultura do Estado da Bahia, no Palácio Rio Branco, Termo de Acordo e Compromisso formaliza relação que vem sendo construida nos últimos quatro anos.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, a Empresa de Turismo de Salvador – Saltur e o Conselho Municipal do Carnaval – COMCAR, assinaram o Termo de Acordo e Compromisso que formaliza as responsabilidades de cada instituição na organização do Carnaval 2011.
O termo visa evitar a sobreposição de ações e tem como objetivo o apoio institucional mútuo para a execução de projetos e atividades relacionadas a maior festa de rua do planeta.
A assinatura foi realizada no Gabinete do secretário de Cultura, Márcio Meirelles, no Palácio Rio Branco, na manhã desta terça-feira (28/12). Estiveram presentes o presidente do COMCAR, Fernando Boulhosa, o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, o conselheiro Jonga Lima e o secretário geral do COMCAR, Jairo da Mata.
“Hoje nós estamos realizando a assinatura oficial de um termo que já vem acontecendo na prática. O Carnaval é uma festa municipal e cabe a nós, Governo do Estado, o papel de apoio através de recursos financeiros e na construção de um pensamento para a festa”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles. “Nossa principal preocupação tem sido a qualificação desse Carnaval, principalmente para o folião pipoca”.
Entre as diversas definições do Termo de Acordo e Compromisso são obrigações da SecultBA, o planejamento e execução integral dos projetos Carnaval Ouro Negro e Carnaval do Pelô, além de concepção do projeto Carnaval Pipoca, ficando responsável pela contratação de quatro (4) trios e suas respectivas produções executivas.
Entre as responsabilidades da Saltur,] estão programar e monitorar as apresentações dos artistas no Carnaval Pipoca garantindo sua integral realização e garantir a programação e saída dos blocos e trios respeitando seus horários estipulados.
As responsabilidades do COMCAR dizem respeito à seleção dos artistas a serem contratados pela SecultBA para as apresentações do Carnaval Pipoca, além de programar e autorizar as saídas dos integrantes dos Programas da Secretaria: Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Carnaval do Pelô.
Para o presidente do COMCAR, Fernando Boulhosa, a assinatura do termo é um importante momento de consolidação da festa na capital do estado. “Este termo é fantástico para o Carnaval de Salvador.
Ele mostra a unidade do Governo do Estado, somando com a Prefeitura Municipal, cada uma arcando com suas responsabilidades. Essa unidade irá consolidar de uma vez por todas a festa do folião. Estamos sendo premiados ao firmar esse compromisso”, conclui Bulhosa.
O presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, também se mostra contente com a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal. “A consolidação de políticas públicas a partir de uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal é muito importante para o cidadão.
Hoje nós estamos assumindo também a importância do Carnaval Pipoca, que garante a folia de milhares de foliões. Se hoje nós somos a maior festa popular do mundo, é por conta da participação significativa do folião pipoca.
Além do folião pipoca, nós temos que reconhecer, como já vem sendo feito pela Secretaria de Cultura, a importância do Carnaval Ouro Negro e do Carnaval do Pelô, esses dois atraindo um enorme público turista, principalmente os estrangeiros”, conclui Tinoco.
Sobre os programas de Carnaval
O Carnaval Ouro Negro é o apoio a entidades de matriz africana. Em 2010 foram 120 entidades entre afoxés, blocos afro, de índio, de samba, de reggae e de percussão que se apresentaram nos circuitos Batatinha (Pelourinho–Centro Antigo), Dodô (Barra-Ondina) e/ou Osmar (Campo Grande), com o desfile de cerca de 118.760 participantes.
O Carnaval Pipoca garante a festa do folião que brinca fora dos blocos de corda. Em 2010 foram 17 projetos que desfilaram pelos dois circuitos da festa com artistas como a cantora baiana de rock and roll, Pitty que subiu pela primeira vez em um trio elétrico e comandou ao lado da cantora Nancy Viegas e dos músicos da banda Radiola, o trio Carnivalha.
Teve ainda o trio dos Novos Baianos que trouxe Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo e mais 20 saídas nos Circuito Dodô, Osmar e Batatinha além dos 270 artistas que se apresentaram nos trios do Conselho Municipal do Carnaval e nos bairros da cidade.
O Carnaval do Pelô, como o próprio nome diz é a folia nas praças e largos do Centro Histórico. Em 2010, cerca de 10 mil pessoas participaram da festa para assistir a apresentação de 83 atrações, entre bandinhas, performances e artistas, além dos quatro bailes infantis realizados na Praça das Artes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário