24/02/2011

Pesquisa revela que 452 mil moradores de Salvador saíram da cidade no período carnavalesco em 2010

O encontro com familiares é o principal motivo da saída da cidade durante o Carnaval para 44,9% dos entrevistados. Dos que viajaram e curtiram a folia nas cidades visitadas, as Bandinhas foram as mais citadas como estilo de carnaval predominante com 53,7%.

Cerca de 1,57 milhão de pessoas, ou seja, 60,5%, dos moradores de Salvador não participaram da maior festa de rua do mundo, e dentro desse número, 452 mil moradores preferiram curtir os dias de folia viajando.

Isso é o que indica a pesquisa “Suplemento do Carnaval 2010”, publicada no Infocultura nº 06: Comportamentos dos Residentes de Salvador na Festa e suas Práticas Culturais”.

A pesquisa foi realizada, em parceria, pela SecultBA e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, com base em questionário da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PEDRMS).

A pesquisa mostra que 47,5% dos moradores que não participam do Carnaval viajam para a Região Metropolitana de Salvador. Pouco mais de 42% escolhem outros municípios do estado da Bahia para curtir o feriado prolongado e somente 9,4% prefere curtir o carnaval em outro estado do país.

“Queríamos descobrir para onde iam os soteropolitanos que não ficam em Salvador durante o período de Carnaval. A pesquisa indicou que muitos preferem viajar para locais próximos, na Região Metropolitana de Salvador e que a maioria desses que viajam, em torno de 452 mil pessoas, se hospedam em casas de parentes ou amigos.

O que nos leva a supor que, de um lado, o período da festa tem reforçado a tradição de familiaridade que marca a sociabiliddae baiana, de outro, que a ocupação hoteleira deve estar sendo preenchida por visitantes de outros estados ou estrangeiros”, explica uma das responsáveis pela pesquisa, a economista Carlota Gottschall.

Motivos da viagem - O motivo que muitos residentes de Salvador deixaram a capital no período do Carnaval foi à visita a família que atraiu mais de 44,9% dos entrevistados. As praias e o turismo ecológico ficaram em segunda colocação com o contingente de 30,3% dos entrevistados e turismo cultural com 9,7%.

Suplemento do Carnaval - A sexta edição do Infocultura, intitulada Carnaval 2010: Comportamentos dos Residentes de Salvador na Festa e suas Práticas Culturais apresenta os dados da pesquisa Suplemento do Carnaval 2010, que entrevistou 9.381 indivíduos residentes na capital do estado durante os meses de julho, agosto e setembro.

Desse total, 1,57 milhão, ou seja, 60,5% dos moradores ficaram em Salvador e 452 mil optaram por sair da cidade. Estiveram brincando e/ou trabalhando no Carnaval 2010, 22,1% da população do município sendo que, desse número, 478 mil brincaram e 93 mil trabalharam em função da festa.

Descobriu-se que a televisão é a principal prática cultural domiciliar praticada pelos indivíduos durante o período do carnaval.

Confira a publicação INFOCULTURA 6: http://www.cultura.ba.gov.br/infocultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário