14/04/2011

Batuque afro-brasileiro do Barlavento na varanda do Sesi Rio Vermelho



Com convite para participar de festivais na Suiça e na Alemanha, entre julho e agosto deste ano, o Barlavento retorna à varanda do Sesi, Rio Vermelho, local onde o grupo já realizou grandes parcerias.

Na varanda, o Barlavento já foi aplaudido pelo cantor mineiro Milton Nascimento, já dividiu microfone com Juliana Ribeiro, Roberdo Mendes, J. Veloso, além de outros grandes nomes da música de raiz.

Na próxima quinta-feira (14), às 22h, o grupo sobe ao palco para apresentar ao público baiano o repertório com novas músicas que serão apresentadas nos festivais, caso o grupo consiga apoio para participar.

A expressão maior do Barlavento é o seu samba-de-roda característico, mostrando a forte e vibrante música de raiz que predomina no Recôncavo baiano. As letras do Barlavento retratam a alegria de uma roda de samba, as comidas típicas da região, descrevem cenários à beira mar e homenageiam o candomblé.

Apesar de ter como foco principal de trabalho o samba de roda, o ritmo de forró puxado, gêmeo musical do hi-life do Gana (como referido no filme Viva São João de Andrucha Waddington), surge nas interpretações do Barlavento como "Sebastiana", do paraibano Jackson do Pandeiro. Surpreendentemente casado com o samba-de-roda, este forró se torna uma rica combinação dançante dessas duas correntes musicais.

No repertório, canções como Eu sou da Bahia, Flor de Dendê e Sou de Amaralina, de composição de Hamilton Reis, homenagearão a Bahia e cantarão a beleza de suas igrejas, ladeiras e mulheres.

Nesta quinta-feira, o grupo recebe como convidado o cantor Tote-Gira, já no dia 28 a roda de samba estará completa com a presença de Roberto Mendes e do homem-banda alemão, Bernard Snyder, que também é produtor internacional do grupo, e tem aberto portas para o samba de roda do Barlavento invadir a Europa todos os anos.

Serviço
O que: Samba de Roda com Barlavento e Convidados
Onde: Sesi Rio Vermelho ( Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho)
Quando: 14 e 28/04 às 22h
Couvert: R$10

Nenhum comentário:

Postar um comentário