14/04/2011

Projeto Diga aí, povo do Pelô! une ações artístico-culturais e cidadania no Pelourinho



O projeto Diga aí, povo do Pelô!, é realizado pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA, desenvolverá uma série de atividades no Pelourinho até dezembro. O lançamento será no dia 19 de abril, a partir das 8h no Largo Pedro Archanjo, com a apresentação de instituições parceiras e do grupo CRIAPoesia, que fará um recital.

Diga aí, povo do Pelô! faz parte do edital Tô No Pelô – Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), em parceria com o Programa Pelourinho Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Serão oito meses de atividades e de aproximação com as organizações locais, através de ações que promovam a reflexão e o debate a exemplo do Pipoca e Papo, dinâmica onde serão realizadas leituras mediadas e rodas de conversa sobre temas como: o direito à moradia, identidade cultural, políticas culturais, proteção ao direito da criança e adolescente, incentivo à leitura, direitos sexuais e reprodutivos, doenças sexualmente transmissíveis, uso de substâncias psicoativas.

Além disso, ocorrerão visitas às bibliotecas públicas, mostra de artes cênicas e apresentações teatrais. Para a ação de encerramento do projeto em dezembro, serão apresentados ao público os resultados dos trabalhos feitos com os adolescentes.

O CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes é uma ONG fundada em 1994. Sua missão é por meio da arteducação e do despertar de sensibilidades, provocar nas pessoas atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem, de forma coletiva e comunitária, buscando o fortalecimento de grupos culturais comunitários. Participam do CRIA aproximadamente 76 adolescentes e jovens de 16 bairros de Salvador.

A ONG está articulada, através da Rede Ser-Tão Brasil com arteducadores e jovens de 15 municípios do Estado da Bahia. A idéia principal é revelar a expressão e a participação das crianças, adolescentes, jovens e adultos na construção de propostas de desenvolvimento comunitário, fortalecendo seu sentido de pertencimento, consciência, resistência e atitudes transformadoras.

A ONG trabalha com espetáculos de teatro, poesia e clown, vídeos, exposição fotográfica e ainda por muitas articulações como a Rede Ser-tão Brasil no Estado da Bahia, a Rede de Pontos de Cultura, no Brasil, e a Rede Latinoamericana de Arte e Transformação Social, na América Latina.

Projeto Diga aí, povo do Pelô – CRIA (edital Tô no Pelô)
Data: 19 de abril (terça-feira)
Local: Largo Pedro Archanjo
Horário: 8h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário