29/04/2011

Codesal recebe visita de representante da Defesa Civil Nacional

A comunidade de Bosque Real, em Sete de Abril vai ser palco do simulado sobre evacuação em casos de acidentes geológicos nos dias 27 e 28 de maio próximo.

O evento foi divulgado na manhã desta quinta -feira (28) durante um encontro do subsecretário da Defesa Civil de Salvador (Codesal) com o diretor do departamento de minimização de desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck e o coordenador de Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.

Salvador que já tem elaborado o Plano de Contingência com um caráter mais prático e operacional minimizar situações de desastres geológicos foi uma das cidades escolhidas para receber o simulado, que vai acontecer simultaneamente em Recife e Maceió. “O que nos falta é um trabalho prático e mais regionalizado.

Com esta iniciativa vamos consolidar ainda mais o trabalho em Salvador”, destaca Osny Bomfim. Para Rafael Schadeck esse é apenas o inicio de um longo trabalho com diversas ações pelo País.

“A Codesal é muito bem estruturada. Inicialmente estaremos presentes nestas três cidades, mas em breve vãos expandir para todos os estados do nordeste”, salienta ele. Acrescenta ainda que o objetivo é alcançar um resultado perene. “Principalmente para as comunidades que vivem direta ou indiretamente com os perigos relacionados a fenômenos meteorológicos”.

O simulado vai chamar a atenção e ressaltar o compromisso com a cidade, dos gestores voltados com a ação. O foco da ação é resolver os problemas relacionados a defesa civil identificados nas comunidades.

“Por isso é fundamental investir na preparação e prevenção. O que fazemos durante todo o ano, independentemente da época de chuva. É um trabalho lento, mas já estamos tendo bons resultados com a sensibilização dos cidadãos”, ressalta Bomfim.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, a iniciativa não vai beneficiar apenas a capital, mas também o interior. “Vamos levar o que aprendemos aqui para os outros municípios do estado. Estamos trabalhando para a minimização de desastres com a integração de todas as Defesas Civis”, acrescenta.

A área de Bosque Real foi escolhida depois de uma análise feita pelo setor de Ações Preventivas da Codesal, que já atua no local com o Projeto Defesa Civil Itinerante, que abrange atuação nas escolas e com lideranças comunitárias.

A ação educativa abrange toda a comunidade também através de oficinas e palestras. Participaram da reunião também subcoordenadores da Codesal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário