13/04/2011

Exposição do cineasta e produtor Roque Araújo destaca o centenário do cinema baiano



Bahia: 100 Anos de Cinema.

Até o próximo dia 15 de maio, a Galeria Pierre Verger abriga a exposição Bahia: 100 Anos de Cinema, que reúne equipamentos cinematográficos utilizados durante a centenária história do cinema baiano, compilados pelo cineasta e produtor Roque Araújo. A mostra, que fica aberta das 9 às 19 horas, tem entrada gratuita.

Com 74 anos de idade – dos quais 53 dedicados ao cinema entre Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Itália e França –, Roque Araújo é também coordenador do Núcleo de Apoio à Produção da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Diretor, roteirista, fotógrafo, ele trabalhou com grandes cineastas brasileiros, como Roberto Pires, Luis Carlos Barreto, Walter Lima Junior, Glauber Rocha e outros. Sua cumplicidade com Glauber era tamanha que o mesmo lhe confiou parte do último filme que produziu, A Idade da Terra (1980). Este material deu origem ao filme No Tempo de Glauber (1986), produzido e dirigido por Roque.



O acervo exposto em Bahia: 100 Anos de Cinema reúne equipamentos e maquinárias de cinema e vídeo, como câmeras filmadoras, projetores, gravadores de som, microfones, estojos de transporte de películas, entre outros itens atualmente obsoletos de laboratórios e estúdios de som da produção cinematográfica e televisiva brasileira. Integram também a exposição peças do acervo museográfico da DIMAS.

Com esta iniciativa, Roque Araújo e DIMAS/FUNCEB investem em preservar e enaltecer este patrimônio cultural que contribuiu decisivamente para a cultura brasileira.

Serviço:
Bahia: 100 Anos de Cinema
Quando: Até 15/5/2011, de 9 às 19 horas
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 27, subsolo – Barris. Salvador – BA)
Telefone: 71 3321-2341
Quanto: Grátis
Realização: DIMAS/ FUNCEB
E-mail: dimas@funceb.ba.gov.br
Site: www.funceb.ba.gov.br | www.dimas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário