18/04/2011

Poeta residente em Salvador lança livro na Cultura



*Ao poeta, imprescindível é morrer*

*e só depois escrever.*

(W.D.Cavalcanti)

No dia 28 de abril próximo, W. D. Cavalcanti lança livro de poemas, “Adiantamento da Legítima”, na Livraria Cultura de Salvador.

Escrita de suas vivências impregnada de arguta observação do mundo e do outro, o livro se compõe de poemas inéditos e de alguns já publicados em jornais, revistas literárias e antologias pelo Brasil. Primeira publicação assinada pelo autor, não se trata, no entanto, de um marinheiro de primeira viagem, mas das muitas viagens de um marinheiro.

Publicado pela editora Una, o livro é composto por 98 poemas em 144 páginas. Seu meticuloso manejo das palavras oferece um instigante panorama de referências literárias e mesmo geográficas ao leitor, passeando muitas vezes entre o autobiográfico e o confessional, sem desviar o olhar sensível de tudo que lhe é circunstante.

A apresentação é assinada por Humberto Haydt, um dos nomes mais expressivos da Psicanálise, e as orelhas por Italo Moriconi, poeta e professor de literatura comparada e brasileira na UERJ, e por Marize Castro, poetisa.

O livro é uma extensão da obra de Cavalcanti no âmbito das artes visuais, onde já trabalhou com os mesmos temas desde o início dos anos 1990.

Nascido em Natal, mas há dez anos residente em Salvador após viver por terras cariocas e brasilienses, seus poemas apresentam um percurso das suas andanças pelo Brasil e fora dele, bem como pelos territórios imaginários do desejo.

Ao fazer uma relação com sua obra no âmbito das artes visuais, W. D. Cavalcanti afirma: “*Minhas exposições podem ser lidas como livros e meus poemas podem ser vistos como exposições, ou melhor, como minha hiperexposição - eu hiperexposto".

Inspirado por Salvador

Após lançar “Adiantamento da Legítima” em Natal e em Brasília, chega a vez de apresentar aos soteropolitanos uma obra que, em muitas instâncias, foi também inspirada pela cidade.

Não são poucas as referências a Salvador, cidade que escolheu como sua*: “Em Salvador me redescobri, descobrindo novas possibilidades de uma vida que evoca Áfricas cálidas a quem cansou de centros nervosos, frios e exangues.”

O lançamento acontece no dia 28 de abril de 2011, a partir das 19h na Livraria Cultura (Salvador Shopping). O autor estará presente para sessão de autógrafos.

*Sobre o autor*

W. D. CAVALCANTI - Wellington Dantas Cavalcanti nasceu em Natal/RN. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e atualmente reside em Salvador. Poeta e artista visual, também advogado, o autor tem poemas e textos publicados em antologias, jornais e revistas literárias nacionais. Faz parte da Antologia da Nova Poesia Brasileira, organizada por Olga Savary (Editora Hipocampo, Rio de Janeiro, 1992).

No campo das artes visuais apresentou exposições que conquistaram o reconhecimento do público e de artistas expressivos. Entre essas exposições, destacam-se *A Câmara Mostruária* (1991, individual), *Omphalós Ubíquo*(1992, individual), *A Sala dos Fundamentos* (1994, individual), *Pulsões em Poussin* (2004, individual) e *Armadilhas Indígenas* (1991, coletiva com alguns dos nomes mais representativos da arte brasileira).

“Como artista, valorizo a visão, mas não a tenho como hegemônica, expando minha fome de conhecimento e meu fazer para campos distintos e afins, como a psicanálise, a filosofia, a literatura, e faço convergir minhas inquietações e interrogações desses territórios para a instância da elaboração visual, buscando resolvê-las formalmente, como tentativa de obter respostas e levantar questionamentos.”

“A Poesia que escrevo é tão visceralmente o que sou que, não raro, ela diz de mim o que sequer suponho: ela diz do outro que me habita e me faz.”

*SERVIÇO*

Lançamento “Adiantamento da Legítima”, de W. D. Cavalcanti
28 de abril de 2011
Livraria Cultura, 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário