26/04/2011

"RELÍQUIAS DO TERCEIRO EXTRATO" NA EBEC GALERIA DE ARTE



A EBEC Galeria de Arte promove no dia 26 (terça-feira) às 19h a abertura da exposição "Relíquias do Terceiro Extrato", projeto do artista Nen Cardim, contemplado pelo Edital Matilde Matos – Apoio à Curadoria e Montagem de Exposições 2009.

A mostra reúne esculturas de madeira e objetos criados com fragmentos (couro de peixe, madeira, vidro, isopor, nylon, metais), que o artista garimpa nas praias e rios do baixo sul da Bahia, para revelar a cultura pesqueira e de embarcações locais, destruídas pelo tempo.

Nen é natural de Valença, filho de um pescador e uma artesã, e vive numa busca constante nos estaleiros por materiais usados na fabricação de embarcações. Os estaleiros são também garimpo de idéias, no seu processo de criação de obras de arte, cujo objetivo principal é fazer com que as pessoas reflitam sobre o caráter sócio-ecológico do meio ambiente.

O artista cria suas esculturas imprevistas com singular simplicidade, e construindo novas formas ao combinar e articular umas com as outras, dá novo sentido ao trabalho final e estabelece uma ligação com a cultura universal.

Nen fez várias exposições individuais e participou de várias mostras coletivas em São Paulo, México, Salvador, São Félix, Valença, Alagoinhas, Itabuna, juazeiro, Porto Seguro, Feira de Santana e Itaparica. Tem obras em acervo no Museu Afro-Brasil – São Paulo; Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha – Berlim; Centro Cultural Dannemann – Suíça, dentre outros.

O artista ganhou: o prêmio de viagem para a Alemanha na 6ª Bienal do Recôncavo (2002); o Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia (2006); Menção Honrosa na II Mostra Internacional de Artes Visuais no Salão Nobre do Estádio do Pacaembú (2008); Medalha de Ouro na II Mostra Internacional de Arte Brasileira no Centro Cultural Lauderdale House em Londres (2009).

Serviço:

O que:
Exposição "Relíquias do Terceiro Extrato" do artista visual Nen Cardim
Onde:
EBEC Galeria de Arte (Pituba)
Abertura:
26 de abril (terça-feira) às 19h
Visitação:
27 de abril a 27 de maio de 2011 (segunda a sexta das 9h às 19h)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário