27/05/2011

Bosque Real em alerta



A comunidade de Bosque Real no bairro de Sete de Abril, recebeu na tarde de ontem a visita da prefeitura Municipal, através da equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal), além de representantes da Defesa Civil Nacional e da Coordenadoria de Defesa Civil da Bahia (Coordec).

Técnicos, engenheiros e voluntários percorreram as áreas que serão evacuadas na manhã deste sábado (28) durante o primeiro simulado de preparação para desastres.

Um carro de som percorreu toda a área durante a tarde desta sexta-feira (25) emitindo um alerta a comunidade para “chuvas que incidem” na localidade e para o nível de água do Rio Mocambo, que “continua aumentando”, causando risco à população.

A ação não passa de uma ficção, mas vai proporcionar maior entendimento e conhecimento não apenas para aqueles moradores, mas para todos os outros que moram em áreas de risco geológico.

“Essa iniciativa é muito importante para que possamos aprender como agir em casos de desastres. Além disso é uma oportunidade da nossa comunidade ser ainda mais valorizada e para que os órgãos públicos percebam as nossas necessidades”, diz a moradora do local, Joilda Gonzaga ramos.

O líder comunitário de Bosque Real, Demétrio Patrocínio Campos também destaca a importância da ação. “O mais importante é observar e saber como atuar na prática. Há tempos a Codesal está realizando um trabalho com a nossa comunidade e o simulado é como se fosse um arremate desasas ações”, destaca ele.

Também vão participar do simulado os órgãos do SMDC como a Secretarias Municipais de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad), Saúde (SMS), Guarda Municipal de Salvador (GMS), Corpo de Bombeiros, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).

O objetivo é fazer com que a atuação seja a mais próxima do real possível. “Vamos simular situações de desastres que realmente podem acontecer naquela comunidade”, destaca a engenheira Rita Moraes. Conforme ela, a ação vai proporcionar saber como agir em casos reais. “E quanto tempo vamos levar para remover os moradores dos seus imóveis”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário