A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
27/05/2011
Bosque Real em alerta
A comunidade de Bosque Real no bairro de Sete de Abril, recebeu na tarde de ontem a visita da prefeitura Municipal, através da equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal), além de representantes da Defesa Civil Nacional e da Coordenadoria de Defesa Civil da Bahia (Coordec).
Técnicos, engenheiros e voluntários percorreram as áreas que serão evacuadas na manhã deste sábado (28) durante o primeiro simulado de preparação para desastres.
Um carro de som percorreu toda a área durante a tarde desta sexta-feira (25) emitindo um alerta a comunidade para “chuvas que incidem” na localidade e para o nível de água do Rio Mocambo, que “continua aumentando”, causando risco à população.
A ação não passa de uma ficção, mas vai proporcionar maior entendimento e conhecimento não apenas para aqueles moradores, mas para todos os outros que moram em áreas de risco geológico.
“Essa iniciativa é muito importante para que possamos aprender como agir em casos de desastres. Além disso é uma oportunidade da nossa comunidade ser ainda mais valorizada e para que os órgãos públicos percebam as nossas necessidades”, diz a moradora do local, Joilda Gonzaga ramos.
O líder comunitário de Bosque Real, Demétrio Patrocínio Campos também destaca a importância da ação. “O mais importante é observar e saber como atuar na prática. Há tempos a Codesal está realizando um trabalho com a nossa comunidade e o simulado é como se fosse um arremate desasas ações”, destaca ele.
Também vão participar do simulado os órgãos do SMDC como a Secretarias Municipais de Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão (Setad), Saúde (SMS), Guarda Municipal de Salvador (GMS), Corpo de Bombeiros, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).
O objetivo é fazer com que a atuação seja a mais próxima do real possível. “Vamos simular situações de desastres que realmente podem acontecer naquela comunidade”, destaca a engenheira Rita Moraes. Conforme ela, a ação vai proporcionar saber como agir em casos reais. “E quanto tempo vamos levar para remover os moradores dos seus imóveis”, destaca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário