15/05/2011

MINHA MÃE É UMA PEÇA



O ator e autor Paulo Gustavo criou Dona Hermínia de Minha Mãe é Uma Peça após muito observar o comportamento não só de sua própria mãe, mas de diversas representantes desse extraordinário grupo de pessoas.

Assim, a única personagem do espetáculo é múltipla, em um retrato, ao mesmo tempo, minucioso e abrangente dessa mulher e de sua complexa relação com os filhos. Divertida e amorosa, mas também mordaz e realista, a comédia Minha Mãe é Uma Peça, escrita e interpretada por Paulo Gustavo, com direção de João Fonseca.

Um extraordinário sucesso de público e mídia em três anos em cartaz no Rio de Janeiro, Minha Mãe é Uma Peça foi vista por mais de 500 mil pessoas nas temporadas realizadas em vários locais: Teatro Candido Mendes, Teatro Leblon, Citibank Hall, Teatro dos Quatro e Teatro dos Grandes Atores.

Uma razão evidente da empatia entre palco e platéia é a identificação dos espectadores com o pensamento e as atitudes dessa mãe que representa tantas outras.

Paulo Gustavo capta no texto, mas sobretudo nos jeitos e trejeitos de D. Hermínia, a alma dessa mulher de meia idade, aposentada e sozinha cuja maior ocupação é procurar o que fazer, uma vez que seus filhos estão crescendo e não precisam mais de seus excessivos cuidados e broncas. E não há nada que ocupe mais a cabeça de uma mãe do que problemas e preocupações.

É este o universo da personagem que, na falta de trabalho e romance e entre uma conversa e outra com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a amiga confidente, quase enfarta por causa de um tênis que o filho deixou fora do lugar.

Embora a personagem não seja das mais simpáticas, acompanhar sua enfadonha e enlouquecida rotina é suficiente para reconhece na personagem tantas mulheres que marcam as vidas de tantas pessoas. O que falta em simpatia a D. Hermínia, sobra em graça. A personagem é divertidíssima. Bom para a platéia; afinal, rir dela é uma boa maneira de não enlouquecer com ela.

Projeto CATÁLOGO BRASILEIRO DE TEATRO – 2011
Espetáculo: MINHA MÃE É UMA PEÇA
Atuação e Texto: Paulo Gustavo
Direção: João Fonseca
Gênero: Comédia
Data: 20, 21 e 22 de Maio
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio
Horário: 21h (sexta e sábado) – 19h (domingo)
Valores: R$ 50,00 (sexta e domingo) – R$ 60,00 (sábado)
Ingressos a venda nas Lojas Skyler (Salvador Shopping e Shopping Iguatemi) e no Teatro.
Informações de venda: (71) 3273.8543

Nenhum comentário:

Postar um comentário