11/06/2011

CHICLETEIROS REALIZAM COM SUCESSO CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE



Foi com sorrisos que Bell e Wadinho Marques, vocalista e tecladista do Chiclete com Banana, respectivamente, foram recebidos na manhã deste sábado (11), na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, o Hemoba, em Brotas, na 5ª edição da campanha “Chicleteiro tem sangue bom”.

Os sorrisos estavam estampados não só nos rostos dos fãs, responsáveis pela iniciativa há 4 anos, mas também da equipe do hemocentro, feliz com o aumento do movimento de doadores nesta data.



Bell e Vadinho chegaram ao Hemoba prontos para doar sangue, mas aconselhados pela médica Virgínia Figueiredo, coordenadora da coleta de sangue, desistiram de fazer a doação, já que os dois shows do Chiclete com Banana, hoje, em Recife e em Campina Grande, exigiriam muito esforço físico dos artistas. “Quando uma pessoa vai doar sangue, independente da quantidade, não deve realizar esforço físico”, afirmou a médica.

Esta é a primeira edição nacional da campanha, realizando em Salvador, Juazeiro e mais nove cidades do país. “Vamos entregar a camisa da campanha, presenteada a todos os participantes, ao chicleteiro que fez a doação de sangue em qualquer cidade do pais. É só nos mandar o comprovante que enviaremos a camisa”, contou Wadinho.



“Estamos muitos orgulhosos com esta iniciativa dos fã clubes do Chiclete. A campanha vem crescendo a cada ano e temos a certeza que vai sensibilizar todo o país”, comentou Bell Marques.

“A campanha é de suma importância, pois apenas uma pessoa, ao doar o sangue, pode salvar até quatro vidas, principalmente nesta época do ano, em que o estoque do Hemoba está em baixa”, conta Jane Cirnes, vice-presidente do fã-clube Sementes do Chiclete.

“Que a ação sirva de exemplo para outras instituições e fã-clubes de outros artistas”, reforçou Silvio Teixeira, presidente do mesmo clube de Chicleteiros, que, em conjunto com outros fã-clubes, estima ter atraído cerca de 2 mil seguidores da banda em todo o Brasil.

A opinião dos fãs é mais do que reforçada pela equipe do Hemoba, que sofre pra manter seu estoque o mais cheio possível. “Principalmente nesta época do ano, com a proximidade do São João, precisamos de mais doadores. A demanda chega a crescer em 30%, número difícil de ser atendido com as cerca de 120 bolsas de sangue que conseguimos coletar por mês.

Então, ações como essa dos fãs do Chiclete com Banana são de extrema importância e precisam ser estimuladas”, explica Virgínia Figueiredo, coordenadora de coleta do Hemoba, lamentando que 60% dos doares sejam dos chamados “doadores de reposição”, aqueles que se dirigem ao centro especificamente para ajudar parentes e amigos que estejam precisando de sangue.

A campanha nasceu através da união dos fã-clubes Chiclete Metal (SE), Fissura (BA), Quiribamba (BA), Voa Voa (PB), Eternamente Chiclete (RJ), Semente (BA) e Casa do Chicleteiro (PB), com o objetivo de estimular a doação de sangue nas suas respectivas cidades, e ganha mais adeptos a cada ano.

Na data da doação, os presidentes das associações ficam responsáveis pela distribuição de uma camisa especial do Chiclete com Banana a cada doador. Quem não doar sangue no dia da campanha, no entanto, não fica de fora da festa, já que o importante é colaborar. Basta enviar o atestado de doação para a empresa produtora da banda e aguardar o envio da camisa com a marca da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário