06/06/2011

Em caso de emergência: 199

Durante a “Operação Chuva”, a Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e dos órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) permanecem com equipes reforçadas para atender a demanda da população o quanto antes.

Todas as solicitações de emergência deverão ser feitas através do número 199, ligação gratuita a qualquer hora do dia e da noite.

“É muito importante que todos os cidadãos entrem em contato conosco através do 199 logo que perceberem alguma situação de emergência, como um possível deslizamento de terra ou desabamento de imóvel”, diz o subsecretário da Codesal Osny Bomfim.

De acordo com ele, a população deve ainda ficara tenta alguns sinais da natureza. “Como rachaduras nos imóveis e nos terrenos, que podem, significar possíveis desabamentos”, acrescenta.

Outro destaque pontuado por Bomfim foi em relação a vegetação nas encostas. “Deve-se evitar o plantio de árvores de grande porte e das que cumulam água nas suas raízes, como as bananeiras. Elas podem encharcar o solo e causar um escorregamento de terra”, acrescenta o subsecretário.

Que morra perto de rios e córregos deve ficar com a atenção redobrada nos períodos chuvosos. “E observar se o nível de água está muito alto”, alerta Bomfim. Segundo ele, em qualquer um dos casos, é importante que a pessoa entre em contato o mais rápido possível com o 199 – ligação gratuita.

“E procure abrigo em local seguro. O mais importante é preservar a vida”, ressalta ele.

Um engenheiro da Codesal vai até o local verificar as reais condições do ambiente. “Se for preciso evacuar pedimos a população que compreenda, pois é uma media para proteção para a vida dos cidadãos”, diz o subsecretários.

Nestes casos é realizado um cadastro e encaminhado para a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), para que seja repassado o auxílio emergencial, a depender do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário