09/06/2011

Juazeiro homenageia 80 anos de João Gilberto



A cidade de Juazeiro celebra nesta semana um de seus mais ilustres cidadãos, João Gilberto, que completa 80 anos de vida no próximo dia 10 de junho. Para marcar a data, uma série de homenagens está programada para acontecer no Centro de Cultura que leva o nome do músico e também no palco montado na beira do Rio São Francisco especialmente para a ocasião.

O ponto alto da programação será o show de João Bosco, no dia 10. Antes, o maestro e violonista Aderbal Duarte promove uma oficina musical que será encerrada com uma aula show.

Estão programadas ainda apresentações de artistas da região, uma missa musical na Catedral de Juazeiro e uma conversa aberta sobre João Gilberto com o compositor Maurício Dias e a historiadora Maria Isabel Figueredo. Gilberto Monte, diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), estará presente nos eventos, representando o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim.

Considerado o criador da Bossa Nova, João Gilberto foi o maior responsável pela disseminação desse estilo pelo mundo. A principal característica é sua forma de tocar violão, que até hoje influencia inúmeros artistas em todos os lugares.

Recluso, é considerado por alguns como excêntrico por seu perfeccionismo técnico e sua aversão a entrevistas. Mas, com um talento inquestionável, foi com sua interpretação que ficaram imortalizados clássicos da música brasileira como Chega de Saudade e Desafinado.

O evento, idealizado por Maurício Dias, é realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da TV São Francisco. O Centro de Cultura João Gilberto é administrado pela FUNCEB/SecultBA.

Programação oficial – “80 anos de João Gilberto” Dia 09/06 (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Centro de Cultura João Gilberto
- Abertura da exposição sobre a vida de João Gilberto
- Apresentação dos trabalhos dos estudantes participantes do Concurso Cultural
- Exibições de documentários
- Aula-show do maestro Aderbal Duarte

Dia 10/06 (sexta-feira)
Hora: 07h
Local: Catedral de Nossa Senhora das Grotas
- Missa musical em ação de graças pelo aniversário de João Gilberto

Hora: 10h
Local: Centro de Cultura João Gilberto
- Abertura da oficina de violão (bossa nova)

Hora: 19h
Local: Orla Nova
- Shows de músicos juazeirenses
- Entrega de notebooks como premiação do Concurso Cultural
- Show da cantora Regina Benedetti
- Show instrumental com o Maestro Aderbal Duarte
- Show de João Bosco e banda
- Encerramento com artistas juazeirenses

Nenhum comentário:

Postar um comentário