01/08/2011

AMADO REALIZA FESTIVAL DE TRUFAS NEGRAS EM AGOSTO



Edinho Engel recebe chef Claudio Savitar, da Toscana Apaixonado por trufas e especialista no assunto desde criança, o chef Claudio Savitar é o convidado de Edinho Engel para o Festival de Trufas Negras que realiza no Restaurante Amado, em Salvador, nos dias 23 e 24 de agosto, sempre às 20h30.

Conhecida como "Diamante Negro" e "Pérola Negra", em função da sua raridade e conseqüente valor de mercado, a especiaria dá origem a um menu exclusivo, desenvolvido a quatro mãos, que traz, entre outras delícias, mini empadinhas de pecorino trufado com mel de trufas; carpaccio de Bresaola, rúcula, queijo parmigiano regiano e trufas negras; e ovo “perfeito” com lascas de trufas frescas e polenta.

O jantar, que custará R$ 220 por pessoa, contará ainda com carta de vinhos sugerida para harmonizar perfeitamente com as delícias apresentadas, do coquetel ao jantar em si, que traz ainda criações como o risoto acquerello ao creme de parmegiano, funghi porcini e lascas de trufas negras frescas; um Filé de Queixado ao molho de trufas negras com foie gras e batatas gratinadas; e queijo de ovelha ao mel de acácia trufado e “poeira” de café.

CHEF CONVIDADO – Nascido na Toscana, Claudio Savitar iniciou seu contato com as trufas ainda criança, quando, aos finais de semana, se aventurava em caçadas com seu pai, para depois fazer entregas nos restaurantes próximos a Firenze. Aos 18 anos, Claudio já era um caçador de trufas independente, com clientes próprios. Em 1981, aos 22 anos, casou-se com a esposa Donata.

Ao lado dela, abriu uma pequena casa de massas, mas, aos finais de semana, continuava a caçar as trufas. Em 1987, Claudio decide se aprofundar no negócio das trufas e montou a empresa Savitar, na qual começou a produzir alguns produtos à base da especiaria e comercializá-las frescas.

Apesar de ter menos tempo para as caçadas, Claudio garante que toda trufa que chega à Savitar passa por ele, que seleciona cuidadosamente as que serão vendidas frescas e as que serão armazenadas para a produção da sua linha exclusiva de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário