31/08/2011

Biblioteca Pública Thales de Azevedo passa por reformas



Parte da sua programação ocorrerá nos Colégios Estaduais Thales de Azevedo e Tobias Neto e, na Paróquia Santa Rosa de Lima, todos no bairro do Costa Azul.

Criada no bairro do Costa Azul em 1997, a Biblioteca Pública Thales de Azevedo, prepara-se para completar seus 15 anos, com reformas que visam proporcionar comodidade e conforto aos freqüentadores, além de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Por esse motivo, parte de sua programação será transferida para outros espaços, entre eles o Colégio Estadual Thales de Azevedo, que fica ao lado da Biblioteca, o Colégio Estadual Tobias Neto e a Paróquia Santa Rosa de Lima, todos no mesmo bairro. Os serviços de empréstimos de livros, estudos e pesquisas continuarão disponíveis na própria unidade que fica aberta de segunda a sábado. A previsão é que até o final de novembro, as atividades voltarão ao normal.

Nesta sexta-feira (2), às 9h, a Thales de Azevedo levará para o Colégio Estadual Tobias Neto, o teatro de bonecos intitulado “Curupira contra o Inimigo da Natureza”, que apresenta uma história sobre como o cuidado com a natureza é importante para todos.

O espetáculo busca transmitir, de forma educativa, a importância da valorização das florestas brasileiras e o respeito ao meio ambiente, diante do aquecimento global. “A peça aborda de forma lúdica necessidade de atenção que temos que ter com o planeta Terra para, para não ser extinto, tanto a natureza quanto os próprios seres humanos”, defende Maurício Santil, o diretor da peça.

Mini curso – Nos dias 12 e 14, das 14h às 16h, a Biblioteca realizará no Colégio Estadual Thales de Azevedo, o curso Capitaneando destinos: Jorge Amado e seus Capitães da Areia, com Marcela Soares. Professora de Literatura do Ensino Médio, Marcela Soares é formada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural.

Durante o curso, também será exibido o documentário Jorge Amado, de João Moreira Salles. Neste documentário, Jorge Amado relembra a infância na região de Ilhéus, fala do seu envolvimento com os ritos afro-brasileiros e comenta seus principais livros e personagens.

O filme tem participação de Zélia Gattai e entrevistas com amigos como Gilberto Gil, Chico Buarque, João Ubaldo Ribeiro, Pierre Verger, Carybé e mãe Stella de Oxossi, além de depoimentos de pessoas comuns, que bem poderiam ser personagens do escritor baiano.

Palestra – Ainda no dia 12, às 14h, a Biblioteca Thales de Azevedo vai à igreja, onde levará para a Paróquia Santa Rosa de Lima (Rua Dr. Raimundo Magaldi, nº 434 Costa Azul), a palestra Etapas da vida – Processo do envelhecimento, com a professora Tereza Cristina Rodrigues de Freitas.

A palestrante é assistente social, especialista em gerontologia social, medicina voltada para pessoas idosas. A Biblioteca - Parte integrante do Parque Costa Azul, atualmente a Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 30 mil títulos, com atualização constante.

“A Biblioteca atende a toda a comunidade e dispõe de uma variedade de livros, periódicos, jornais, revistas, que podem ser emprestados e podem ser utilizados em pesquisas aqui mesmo”, pontua a diretora Conceição Andrade.

Com cinco setores específicos, a Thales de Azevedo é ponto de referência no bairro do Costa Azul. O público tem à sua disposição os setores: referência, infantil, empréstimo, estudo ou pesquisa e periódicos. Possui um raro acervo de literatura infantil em Braille para crianças com necessidades especiais de visual.

Em um convênio com o Consulado Americano, a Biblioteca também disponibiliza o “American Corner” ou “Esquina Americana”, setor de intercâmbio com a cultura norte americana dedicado à ampliação do conhecimento sobre os Estados Unidos. O espaço conta com um acervo de livros, revistas e material áudio-visual em inglês.

A Biblioteca Thales de Azevedo fica na Rua Adelaide Fernandes da Costa, Costa Azul e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e no sábado, das 8h30 às 13h. Telefones: (71) 3116-5895 / 5891.

Nenhum comentário:

Postar um comentário