29/08/2011

Cairu implantará Plano Municipal de Saneamento Básico e tratamento de resíduos sólidos

Projeto tem como meta a construção de um novo aterro sanitário em Morro de São Paulo e concluir a rede de esgotamento sanitário de Gamboa e Boipeba.

Implementar projetos de solução para o lixo e estruturar a estrutura sanitária do arquipélago de Tinharé, essa é a intenção do Plano de Saneamento Básico de Cairu. O projeto será discutido em audiência pública na próxima sexta-feira, dia 2, a partir das 9h30, no Convento Santo Antônio, em Cairu.

A audiência promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de formalizar o Plano Municipal de Saneamento Básico. “A implementação do plano promoverá melhorias sanitárias e ambientais no arquipélago melhorando a qualidade de vida da população ”, disse Petrusca Mello, secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável.

“O Plano Municipal de Saneamento Básico será uma ferramenta de planejamento e gestão do município, associado à saúde pública e ambiental. Ele engloba em suas funcionalidades serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da limpeza e manejo dos resíduos sólidos (lixo)”, ressalta a secretária.

Essas ações garantirão a integração das diversas áreas que compõem a administração de Cairu, em especial as secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável. Educação sanitária, saúde pública, consciência ambiental, são temas em pauta para o encontro.

“O município buscará a implantação do Plano de Saneamento Básico a fim de captar recursos de acordo com as necessidades vigentes, e executar os projetos elaborados para a região, tornando-se referência para as outras cidades da Costa do Dendê”, afirma Hildécio Meireles, prefeito de Cairu.

Por meio do Plano Municipal de Saneamento Básico, obras como o esgotamento sanitário de Gamboa e Boipeba, além da construção de um novo aterro sanitário em Morro de São Paulo, serão metas a serem alcançadas, garantindo à região progressos estruturais de grande dimensão social e urbana.

Cairu será um dos primeiros municípios do Baixo Sul a cumprir com a Legislação Federal, marco regulatório do setor. “Com esse plano, o Município fará o seu dever de casa, podendo vislumbrar os progressos necessários e habilitando a região de acordo com as políticas de saneamento urbano, essencial para o bem estar e qualidade social”, declarou Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário