25/08/2011

CCPI leva experiência da periferia para o Centro Histórico



Os memoráveis bailes de soul e funk music dos anos 80 farão parte da programação de agosto Das periferias para o centro da cidade, os bailes funks, famosos na década de 1980 no Rio de Janeiro, também podem ser vistos na Bahia e já têm seu público fiel.

Quem visitar o Pelourinho neste sábado, 27 de agosto, terá a oportunidade de assistir a um show do estilo, quando o Largo Pedro Archanjo receberá o Baile Black White, capitaneado pelo Grupo Coletivo DJ´s no Comando - formado por três grandes nomes do cenário baiano: DJ Genoma, Bandido e Jarrão.

O projeto Black White recebeu o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), através do Pelourinho Cultural para realizar a festa. O evento será no dia 27 de agosto, às 21h, e a ideia é reproduzir no Centro Histórico as festas cujas trilhas sonoras são o Soul, Funk e Charme, que já fazem sucesso na periferia de Salvador.



Bailes com este formato remontam à época em que a população das favelas cariocas se reunia para afirmar o orgulho étnico, em um modelo baseado na prática americana, das praias de Miami Beach. O funk carioca de hoje nada mais é do que a influência do ritmo conhecido como Miami Bass – que com partidas mais rápidas e letras mais sensuais, ampliava o repertório dos bailes no período. Um exemplo que fez sucesso foi o hit de Raul Seixas, “Rock das Aranhas”.

A bem humorada música de Raulzito foi o início para outras gravações no ritmo Latin Freestyle (que originou o funk melody como o de Claudinho e Bochecha). Entre as canções famosas está a Feira de Acari. Um nome famoso do período foi DJ Malboro, que despontou no cenário conhecido como Black Rio.

Em Salvador, as festas vêm se consolidando com o nome de Baile Black White e já ocorrem, desde o ano passado, em bairros como Nordeste de Amaralina, Pernambués e Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Com a oportunidade que a programação do CCPI abriu, pudemos trazer para o centro da cidade a cultura da Periferia. Mostrar que o legítimo funk ainda existe”, pontua DJ Bandido, uma das atrações da noite.

A iniciativa do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, busca exaltar e dar visibilidade à manifestação, possibilitando que baianos e turistas tenham acesso à cultura produzida nos vários cantos da cidade, em especial na periferia soteropolitana.

De acordo com DJ Genoma, uma das características dos bailes com esse perfil é a preparação das pessoas para ir às festas. “Todos se vestem com suas melhores roupas, que são bem diferentes dos bailes funk de hoje. Não são roupas sensuais, são roupas bonitas, alegres com bastante colorido”, explica.

O mestre de cerimônias do baile será MC Sardinha, que dividirá o palco com Denison Dórea – que participará do evento com seu repertório de reggae mesclado com as batidas produzidas pela pickups dos DJ´s. O Baile Black White, que terá como repertório samba rock, samba reggae, músicas de James Brown, Lazzo e Dão, com pitadas de R&B, promete ser uma noite singular na programação do Centro Histórico.

Serviço:
O quê: Baile Black White (Dj Genoma, DJ Jarrão e DJ Bandido)
Onde: Largo Pedro Archanjo
Quando: dia 27/8, a partir das 21h
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário