31/08/2011

RECÔNCAVO BAIANO GANHA NOVAS LEITURAS MUSICAIS



Homenagens e discurso social farão parte da agenda cultural do CCPI nesta sexta-feira.

A mistura de reggae, pop e afro serão os estilos do próximo dia 02 de setembro, sexta-feira, na programação do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), através do programa Pelourinho Cultural. Com foco em valorizar as manifestações que celebrem o Recôncavo Baiano, a agenda traz de volta ao palco do Largo Pedro Archanjo o cantor Gil Felix.

O artista trará no repertório músicas do CD Cachoeira, que coloca o Recôncavo no centro das suas homenagens musicais, fazendo uma releitura rítmica utilizando os novos sons africanos, como o zouk, com pitadas de jazz e reggae.

O filho de Irará, que fincou raízes no Pelô, explica o quanto é especial se apresentar no Centro Histórico e diz que considera o lugar um verdadeiro laboratório musical e artístico.

“Todo nosso processo histórico está no Pelourinho, eu tenho trabalhado nesse grande laboratório há quase 30 anos. Possuo uma ligação pessoal com essa grande casa”, explica. Gil considera a iniciativa do CCPI estratégica. “Na Bahia, falta ainda muito estímulo com relação ao artista pesquisador e que está fora da mídia. Eu sou um deles e estamos sempre à margem de tudo. Para se ter uma ideia, meu CD Cachoeira, gravei todo na Europa. Então, quando se abre o espaço no Pelourinho, na minha terra, se abre também a oportunidade de lutarmos por nosso reconhecimento”, pontua.



Homenagens também farão parte da atração do Largo Tereza Batista. Na mesma noite do dia 02, a Banda Direto ao Ponto relembrará os sucessos de Bob Marley e trará ao conhecimento do público baiano o Movimento Alemão Zeitgeist – ação que ocorre mundialmente para defender conceitos de mudança social e a relação das pessoas com os bens de consumo e os produtos da Indústria Cultural.

De acordo com o vocalista da banda, Igor Salify, o Zeitgeist (que significa espírito da nova era) é um braço do Projeto Venus, nascido na Alemanha, que busca reorganizar a sociedade através da ciência e tecnologia de forma racional.

Como este, grupos jovens e que propõem novas formas de repensar a cultura estão no alvo do CCPI, que busca valorizar as iniciativas e dinamizar os espaços do Centro Histórico trazendo, quando possível, ações e atitudes que ficam à margem dos espaços convencionais de cultura.

Igor Salify explica que apresentação no Pelourinho tem um significado particular. “Estar no Centro Histórico representa afirmar a nossa cultura enquanto afrodescendentes, através da nossa linguagem que é o reggae e mostrar o que a Bahia culturalmente tem de produção artística não-comercial e altamente relevante”, explica. A Direto ao Ponto se apresentará no Largo Tereza Batista, às 21h.

Serviço O quê: Gil Felix
Quando: 02.09 (Sexta-feira) l 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo

O quê: Banda Direto ao Ponto
Quando: 02.09 (Sexta-feira) l 21h
Onde: Largo Tereza Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário