15/09/2011

Salvador recebe evento com patente internacional

O TEDxPelourinho é o primeiro do Nordeste e na sua versão internacional recebeu palestrantes como Bono Vox (U2) Bill Gates e Michelle Obama.

Salvador reunirá no próximo sábado, dia 17 de setembro, das 8h às 18h, personalidades cujas vidas foram transformadas por ideias e ações inovadoras de diversas áreas do conhecimento para compartilharem suas experiências no TEDxPelourinho.

O evento, primeiro TEDx do nordeste, é independente e auto-organizado, seguindo o modelo e critérios do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), evento que surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, EUA , para apresentar “ideias que merecem ser espalhadas” e que contribuam para um mundo melhor.

O TED internacional já teve como palestrantes o ex-presidente americano Bill Clinton, o seu vice Al Gore, o cantor Bono Vox, do U2, Bill Gates, fundador da Microsoft, e a atual primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, entre outras personalidades. A conferência também já apresentou muitas outras pessoas menos conhecidas, mas não menos inovadoras e criativas.

O TEDxPelourinho, em sintonia com os movimentos globais de transformação a partir da troca de ideias potencialmente transformadoras, propõe o lema “Simplifique!” para estimular e provocar os palestrantes convidados.

Mantendo o espírito do TED, as palestras são sempre concisas e ricas em conteúdo. Cada expositor é desafiado a ministrar “a melhor palestra de sua vida” em cerca de 15 minutos e orientado a se concentrar em uma única ideia! Permeadas de emoção e entusiasmo, as palestras são um convite à reflexão e inspiram o espectador a adotarem atitudes de criatividade e inovação, a partir dos exemplos concretos das ideias compartilhadas.

O TED internacional compõe hoje, além dos ciclos de conferências e outras ações integradas, uma plataforma online com cerca de 800 palestras em vídeo no site ted.com, a maioria com versões legendadas em mais de 70 idiomas, inclusive em Português.

Na internet, as palestras do TED já foram vistas mais de 300 milhões de vezes, em 150 países. O Brasil já se destaca na comunidade global do TED, tendo realizado – desde o início do programa de eventos independentes TEDx, há pouco mais de um ano – o TEDx Amazônia, o TEDx São Paulo, o TEDx Sudeste, no Rio de Janeiro, e outros eventos já estão agendados em várias cidades.

Em Salvador, o TEDxPelourinho acontecerá no dia 17 de setembro, na Faculdade de Medicina da UFBA, na Praça XV de Novembro, no Terreiro de Jesus.

Palestrantes

FÁBIO ROSA
Empreendedor social, internacionalmente premiado e apontado pela Harvard como uma das 80 maiores autoridades em energias limpas no mundo. Já tirou da escuridão mais de 1 milhão de pessoas com um sistema simples e barato de energia solar.
Teve sua vida retratada no documentário “The Sun Shines For All”, de Robert Redford.

PIERRE SCHÜRMANN
Empreendedor de sucesso com formação e carreira nos EUA. Lidera empresas e projetos inovadores nas áreas de Marketing e Mídia. Ficou conhecido mundialmente por ser membro da primeira familia Brasileira a ter dado volta ao mundo em um veleiro.

LETIRES LEITE
Premiado maestro e músico de carreira internacional. É fundador da Orkestra Rumpilezz e da maior e mais moderna escola de música popular da Bahia, a AMBAH - Academia de Música da Bahia.

ANDRÉ GARDENBERG
Fotógrafo, jornalista e especialista em imagens em movimento. Reconhecido por seus diversos trabalhos ligados a dança, teatro, cinema e música. É autor da exposição “Arquitetura do Tempo” onde retrata diversas personalidades privilegiando o que há de verdadeiro e vivo em cada fisionomia e as marcas do tempo e os rastros do talento que as tornaram conhecidas.

AUGUSTO LEAL
Designer e presidente do Instituto Alvorada – organização dedicada à articulação de projetos voltados ao desenvolvimento comunitário, educação, arte e sustentabilidade. Seu projeto - Bibliocicleta - biblioteca itinerante está disseminando o incentivo à leitura em comunidades sem acesso a livros.

DIEGO BADARÓ
Produtor orgânico de cacau. Fez sucesso após voltar a produzir da maneira simples dos seus antepassados, tradicionais produtores do fruto no Brasil.É fundador do conhecido e premiado chocolate Amma, primeiro chocolate premium Brasileiro.

ISAAC EDINGTON
Diretor Presidente do Instituto EcoD. Sensibiliza, mobiliza e educa pessoas e organizações para incorporarem princípios e práticas que contribuam para um mundo melhor e mais justo. É criador e publisher do premiado Portal Ecodesenvolvimento.org considerado, hoje, o maior provedor civil de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira.

MARIA EUGÊNIA MILLET
Fundadora e supervisora geral do CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes, cuja missão é provocar nas pessoas atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem por meio da arte-educação coletiva e comunitária. Realiza espetáculos que tematizam a vida, a cidade e sua gente e fortalece grupos culturais comunitários de adolescentes.

MESTRE MORAES
Presidente e fundador do GCAP - Grupo de Capoeira Angola Pelourinho. Professor de Inglês, Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia e doutorando em Cultura e Sociedade pela mesma Universidade.

REINALDO PAMPONET
Reinaldo Pamponet parecia ter tudo o que a maioria das pessoas quer, mas sentiu a necessidade de fazer algo para mudar a vida de garotos pobres e dar mais sentido à sua. Ex-executivo na Microsoft, ele usa as lições de Bill Gates para transformar a vida desses jovens. Na Eletrocooperativa, a ONG que criou em Salvador, o ex-executivo faz inclusão digital pela música.

TAYGOARA AGUIAR
Professor de audiovisual e computação gráfica da Escola de Belas Artes da UFBA, Taygoara Aguiar atua no mercado como designer e videografista. Busca em sua trajetória profissional a produção responsável de conteúdo audiovisual, interessando-se pela divulgação da cultura local e pelo respeito à diversidade. Dedica-se ao estudo das representações imagéticas afro-brasileiras na mídia e no ambiente escolar, atuando na construção de mecanismos de descontrução de estereótipos discriminatórios nestes meios.

NEGRA JHO
A “Negra Jhô” é mãe, faz trabalho social na sua comunidade, fez congelados, fez faxina, foi destaque de bloco carnavalesco, de bandas afro e entre a arte e a batalha encontrou um lugar lindo ao sol: com muita atitude, Negra Jhô colocou um banco no largo do Pelourinho, em frente à Casa de Jorge Amado, para trançar cabelos. Hoje, com o seu “Salão da Negra Jhô” ela faz a cabeça de artistas, turistas, filhos da terra… Ela agora é a própria Luz!

CECÍLIA AMADO
O sorriso é franco e o olhar quase sereno. Carioca, nascida em 1976, a cineasta Cecília Amado, para seu primeiro longa-metragem, “Capitães da Areia” – baseado no romance homônimo de Jorge Amado – foi buscar seus atores em oficinas culturais de ONGs que atuam na periferia soteropolitana, como o Olodum, o Ilê Aiyê e o Projeto Axé. Ela acredita que é possível tirar as crianças da invisibilidade. E ela foi lá com o seu trabalho e o fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário