29/01/2012

Eco-eficiência no Festival de Verão Salvador 2012



O Festival de Verão Salvador 2012 vai além da música. A busca da festa pela redução do impacto ambiental a fez firmar uma parceira com a empresa de marketing ambiental Reclicagem, o Projeto Tamar, o Projeto Biodiesel da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo e a empresa A Geradora. Ao longo de toda a estrutura montada no Parque de Exposições é possível identificar sensíveis mudanças que favorecem o meio ambiente.

Lixeiras que selecionam os resíduos recicláveis e geradores de energia que utilizam 30% de biodiesel estão espalhados pelo evento e alertam o público para a importância da coleta seletiva e da utilização de combustíveis ecologicamente corretos.



Um Centro de Triagem, em parceria com a cooperativa de reciclagem Cooperbrava, foi instalado para tratar da gestão de resíduos gerados no Festival, um dos pontos fortes do projeto que tem como tema principal o Cuidado Ambiental e segue os princípios dos três Rs da sustentabilidade: reciclar, reduzir e reutilizar.

Agentes ambientais circulam pelo espaço do evento como “olheiros” para fiscalizar as ações da campanha em diversos setores do Parque. Alexandre Nogueira, responsável pelo Centro, afirmou que em apenas dois dias de evento 1.790 quilos de alumínio já foram recolhidos para reaproveitamento.

Com ações iniciadas desde o início de novembro, Mônica Alcântara, consultora da Reclicagem, está confiante no sucesso da ação. Os fornecedores de alimentos e bebidas foram um dos maiores focos da conscientização ambiental. Cartilhas com material informativo sobre boas práticas foram distribuídas e, segundo Mônica, a avaliação dos critérios ambientais será indispensável para a contratação dos fornecedores nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário