27/01/2012

Pelourinho em clima de Carnaval com os 70 anos do pau elétrico e escolha do “Negro Lindo” dos Negões



Fotos: Andre Frutuoso.

A programação de ontem (27), no Centro Histórico, já estava no completo clima de carnaval. No Largo Tereza Batista a guitarra baiana de Armandinho abriu a agenda cultural do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e reuniu uma legião de fãs e adeptos dos carnavais do tempo da velha fubica.



Neste mesmo clima, no Largo Pedro Archanjo, os tambores d’Os Negões entoavam músicas afros para anunciar o início do concurso “Negro Lindo”, que elegeu o seu representante para o carnaval de 2012 e que acompanhará o bloco afro durante todo o ano.

A noite foi marcada por convidados ilustres como Márcio Victor e Luiz Caldas no show da banda Armandinho Dodo&Osmar, que celebrou o início dos 70 anos do pau elétrico. Por sinal, esta é uma das homenagens que o Carnaval do Pelourinho fará este ano.



A inconfundível guitarra baiana encheu de entusiasmo o publicitário Edvaldo Gusmão, que brincou com a própria idade. “Não tenho 70 anos, mas reconheço a qualidade da verdadeira música baiana. Essa música com certeza ficará para sempre e resistirá a gerações inteiras”, assegurou.



O Pelourinho foi palco para músicas como Marcha do Remador (Se a canoa não virar), Chão da Praça e outros sucessos que marcam o início do trio elétrico e que levaram o público ao delírio. A estudante Janaina Amador Souza, que foi ao show a convite das amigas, se surpreendeu.



“Isso aqui é muito bom, a festa está linda, o lugar está maravilhoso e a música é de enlouquecer. Chega logo, carnaval”, brincou. Foram mais de três horas de festa e o público ficou sedento por mais música e guitarra baiana.

A gerente comercial Luciana Caldeira se diz frequentadora assídua do Pelô há anos. “Sempre trabalhei no Comércio e sempre vim ao Centro Histórico. Neste verão, tenho vindo para quase todos os ensaios e amo este lugar. O Pelourinho é mágico, cheio de significado e simbologia. Amo demais”, entusiasmou-se.

Os Negões – No Largo Pedro Archanjo a festa ficou por conta do bloco afro Os Negões em uma noite mais que especial. Com o tema “A Nova Angola” definido para o Carnaval 2012, o bloco reservou a maior parte da noite para homenagens e eleger o negro lindo que o representará na folia momesca.

Diversas comunidades de Salvador, entre elas as quilombolas, participaram da festa. O grande homenageado da noite foi o ator e ativista Jorge Washington que, visivelmente emocionado após receber a premiação da diretora do CCPI, Arany Santana, agradeceu o reconhecimento e convocou a juventude negra à reflexão.

“Precisamos estar preparados com conhecimento e formação para combater o racismo. A militância é importante, do contrário, passam por cima de nós”, pontuou. A outra parte do show foi para escolher o “NegroLindo”. Oito candidatos dançaram e apresentaram todos os seus dotes e habilidades com a musicalidade afro.

O eleito de 2011, Vagner Filipo, de 23 anos, estava na expectativa para passar a faixa. “Representei Os Negões durante todo o ano de 2011. Isso aqui não é somente um concurso de beleza, é também uma forma de nos valorizar e nos reconhecer como negros que precisam ser respeitados”.



Após a performance dos oito candidatos, o vencedor da noite, Denilson Moisés, foi o eleito. O estudante de 19 anos representará o bloco afro, que comemora 30 anos de existência.

Haja responsabilidade!

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares

2 comentários:

  1. No jurado estiveram figuras importantes para o contexto sócio-cultural e intelectual. O cantor e Compositor Tonho Matéria, a Sociologa Wilma Reis, O agitador cultural Negro Dindo e Lidres de militancia política e cultural.

    ResponderExcluir
  2. Não leva a mal não, mas o meu negão dá de mil nesse que ganhou o concurso!!

    ResponderExcluir